A- A+

01/10/2020

Fórum Alagoano de Saúde Única aborda desafios trazidos pela Covid-19

Com o objetivo de debater alguns dos principais desafios que vêm sendo enfrentados pela saúde pública do Brasil e do mundo diante da pandemia da Covid-19, e a vulnerabilidade da sociedade atual em relação a possíveis surtos zoonóticos reemergentes, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas promove, nos dias 07 e 08 de outubro, o Fórum Alagoano de Saúde Única.

Organizado pela Comissão Regional de Saúde Pública Veterinária (CRSPV), o evento, que será gratuito e online – através do canal da Faculdade Uninassau (Uninassau Maceió) no Youtube – trará à tona temas como viroses emergentes, manejo de morcegos, raiva humana e o papel da Vigilância Ambiental, do ponto de vista de profissionais especializados nessas áreas, que superaram obstáculos para manter suas atuações como profissionais da Saúde Única – conceito que integra a saúde humana, animal e ambiental – onde o médico-veterinário têm mostrado sua importância como profissional da área de saúde.

Confira a programação: 

Dia 07/10

19h às 19h30

Tema: "Biologia, ocorrência e manejo de morcegos vampiros em Alagoas"

Palestrante: Dr. James Prado.

Médico-Veterinário. Técnico em meio ambiente; Fundador do GEAS – Grupo de Estudos sobre Animais Silvestres de Alagoas; Especialista em comportamento animal, identificação e manejo de morcegos em áreas urbanas e rurais.

19h30 às 20h

Tema: "Raiva Humana: Vigilância, profilaxia, tratamento e casos humanos”

Palestrante: Dr. José Maria Cavalcante Constant.

Médico Infectologista; Professor aposentado da Ufal; Professor em atividade da Uncisal; Asessor técnico da Secretaria Estadual de Saúde; Membro da Câmara Técnica de Infectologia do Conselho Regional de Medicina de Alagoas; Autor do livro “Antibióticos e Quimioterápicos Antimicrobianos”.

 

Dia 08/10

19h às 19h30

Tema: "O Papel da Vigilância Ambiental durante a Pandemia"

Palestrante: Alex Tenório Freire.

Administrador Público – Especialista em Vigilância em Saúde Ambiental pela UFRJ

19h30 às 20h

Tema: "Viroses emergentes, da Gripe Espanhola ao Covid-19, os caminhos a seguir!!"

Palestrante: Dr. Nélio Batista de Morais.

Médico-Veterinário; Presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do CFMV; Atualmente é coordenador da Célula de Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. Vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará e tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Controle de Endemias, atuando principalmente nos seguintes temas: raiva, dengue, leishmanioses, gestão, saúde pública veterinária e zoonoses.

Marque a data na agenda! Estamos esperando por você!

Participe!!

 

Serviço:

Fórum Alagoano de Saúde Única

Dias 07 e 08 de outubro, a partir das 19h, através do canal da Uninassau Maceió no Youtube.

Evento online e gratuito

Mais Fotos

Mais

veja mais
CRMV-AL Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Alagoas - 2020
Rua 26 de Abril, 299 – Poço – Maceió/AL – CEP: 57.025-570
Telefones: (82) 3221-2086 / Fax: 3336-2976
E-mail: crmv-al@crmv-al.org.br
Horário de funcionamento: 12h às 18h.

acessar webmail