A- A+

13/10/2020

CRMV-AL passa a integrar ação “Pacto por Maceió”

Revestido no seu papel como órgão consultor para governos e instituições, nos assuntos relacionados à Medicina Veterinária e à Zootecnia, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas – CRMV-AL, passou a integrar, desde a última quarta-feira (07/10), a iniciativa Pacto por Maceió.

Lançada de forma virtual pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Alagoas (OAB-AL), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa – FUNDEPES, a iniciativa tem como objetivo reunir - focado no conhecimento dos fatos, troca de ideias e encaminhamento de ações necessárias – os esforços da sociedade civil visando o estudo e proposição de melhorias urbanas para a capital alagoana.

E o alvo definido para a primeira intervenção da ação, classificada pelo presidente da OAB-AL, Nivaldo Barbosa Jr., como "uma frente ampla e apartidária", será a problemática dos bairros do Pinheiro, Bom Parto, Mutange e Bebedouro, afetados pela mineração, que vêm sofrendo com rachaduras e afundamento de solo, situação sobre a qual o CRMV-AL vem, há algum tempo, organizando ações.

“Desde o início das ações relacionadas à questão, o CRMV-AL tem estado sensível e, através de suas comissões, se coloca à disposição para ajudar no que estiver ao nosso alcance. Já constituímos uma Comissão de Desastres e realizamos um treinamento direcionado, no qual tanto médicos-veterinários quanto zootecnistas puderam participar e entender o que está ocorrendo naquela área, para que possam atuar com eficiência, se necessário. São ações modestas, mas que podem interferir de forma bastante positiva na vida dos moradores e dos animais”, afirmou a presidente do CRMV-AL, Annelise Nunes.

Além do regional alagoano, a iniciativa do Pacto por Maceió reúne o esforço interinstitucional de outros parceiros: Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) de Alagoas, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/AL), Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Centro Universitário Tiradentes (Unit), Centro Universitário Cesmac, Universidade Nassau (Uninassau) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

De acordo com o presidente da OAB/AL, a ação tem como principais características a tecnicidade, o planejamento e a possibilidade de democratização do debate e das soluções possíveis de serem aplicadas nos grandes problemas de Maceió, a exemplo do que assola o bairro do Pinheiro e adjacências.

“É fundamental que a sociedade tenha voz ativa e seja ouvida. Nosso papel é defender a cidadania e contribuir com a rapidez e sustentabilidade das soluções, de forma categoricamente técnica. Além disso, nosso compromisso será atuar com transparência de ações, visando o equilíbrio ambiental e, sobretudo, a dignidade humana", explicou Nivaldo Barbosa Jr., reforçando que, a partir de agora, os integrantes do Pacto por Maceió vão iniciar a agenda efetiva de trabalhos conjuntos, que serão amplamente divulgados e acompanhados pelos canais de comunicação da OAB-AL e das instituições envolvidas.

Também participaram do lançamento, o reitor da UFAL, Josealdo Tonholo; o superintendente estadual substituto da Superintendência do IPHAN em Alagoas, Sandro Gama de Araújo; o reitor do IFAL, Carlos Guedes; o presidente do CAU/AL, Heitor Maia; o presidente do CREA/AL, Fernando Dacal; o reitor da Uninassau, Avelino Balbino; e o coordenador de Extensão da UNIT, médico-veterinário Victor Carnaúba, conselheiro do CRMV-AL.

Ascom CRMV-AL, com informações da Ascom OAB-AL

Mais

veja mais
CRMV-AL Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Alagoas - 2020
Rua 26 de Abril, 299 – Poço – Maceió/AL – CEP: 57.025-570
Telefones: (82) 3221-2086 / Fax: 3336-2976
E-mail: crmv-al@crmv-al.org.br
Horário de funcionamento: 12h às 18h.

acessar webmail