A- A+

26/10/2020

CRMV-AL completa 40 anos celebrando sua história

O ano era 1980. Em meio à efervescência política vivenciada por todo o país naquela época, um grupo de profissionais alagoanos decidiu seguir a trajetória de conquista de autonomia possibilitada por meio da criação da Lei nº 5.517/68 – que regulamentou o exercício da Medicina Veterinária e criou os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária – e, posteriormente, da Lei nº 5.550 – que regulamentou a Zootecnia – para fomentar uma mobilização significativa da classe no Estado, em torno da busca pela independência administrativa do Regional alagoano, desvinculando-o do Conselho de Pernambuco.

A sugestão, nos foi feita pelo presidente do Conselho Federal, à época, Dr. René Dubois, pois já contávamos com um número expressivo de profissionais atuando em Alagoas. Tomamos a sugestão como um estímulo e passamos a buscar os meios que nos possibilitasse atingir nosso objetivo: a autonomia nas decisões do Conselho”, conta o médico-veterinário Paulo Bezerra Nunes, que posteriormente veio a ser o primeiro presidente do Regional alagoano.

A oportunidade perfeita para tentar tornar a meta uma realidade surgiu logo depois: uma plenária com os presidentes de todo o país em Fortaleza (CE). Tinha início então, uma corrida contra o tempo, para garantir ao grupo o respaldo necessário à reivindicação.

E o apoio ao pequeno grupo de médicos-veterinários veio em forma de cartas de recomendação de autoridades, políticos e representantes da sociedade civil, como o governador do Estado naquela ocasião, Guilherme Palmeira, o então prefeito de Maceió, Fernando Collor de Mello, o senador Teotônio Vilela e o presidente do Grupo Sampaio de Comunicação, Geraldo Sampaio, que, inclusive, cedeu uma sala em suas instalações para que o CRMV-AL tivesse sua primeira sede.

O apoio garantiu a aprovação da proposta por unanimidade. Assim, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Alagoas foi instituído, em 20 de outubro de 1980, por meio da Resolução CFMV nº 310. E até realizar sua primeira eleição, o CRMV-AL – à época denominado CRMV-15, referente à 15ª Região, de Pernambuco – permaneceu, por determinação da Portaria nº 18, sob gestão de uma Comissão Diretora Provisória e de um Colegiado Consultivo.

A primeira Diretoria foi eleita em 29 de dezembro daquele ano e teve a seguinte formação:

Presidente – Paulo Bezerra Nunes

Vice-presidente – João Batista Melo

Secretário-geral – Ubaldo de Barros Soutinho

Tesoureiro – Cicero Cerqueira Cavalcante Neto

Conselheiros Efetivos: William Araújo, João Ferreira de Albuquerque, Fernando David Madeira, Mário Lúcio Ferrário de Carvalho, Severino Rodrigues Melo e Sebastião Loureiro.

Conselheiros Suplentes: José Cícero Cardoso Ferro, Raimundo Jorge Tenório da Costa, Eraldo Saturnino de Almeida, José Carlos Mendes Rocha, José Bernardes Filho e João Gomes da Silva

A partir daí, no entanto, o CRMV/AL assumiu o papel de fiscalizar o exercício profissional, orientar, supervisionar e disciplinar suas atividades, dar consultoria aos governos da União, Estados e Municípios em todos os assuntos relativos à profissão, como também os ligados à produção ou indústria animal.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária, no Estado de Alagoas, está completando quarenta 40 anos de pleno funcionamento. A todos os seus presidentes, o Conselho Federal presta sua homenagem na pessoa da médica-veterinária Annelise Nunes, que quebrou a hegemonia masculina do Regional, e agradece a todos pela lisura, dignidade, profissionalismo e ética na condução dos seus trabalhos. Que o Conselho de Alagoas continue a prestar bons serviços à sociedade”, afirmou o presidente do CFMV. Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.

Devido às restrições impostas à realização de eventos comemorativos nesse período de pandemia e ao risco ainda tão presente de contaminação da Covid-19, o CRMV-AL optou por não fazer celebrações alusivas à data de forma presencial, pois esta memória poderá ser resgatada a qualquer tempo. Para o momento, no entanto, a presidente Annelise Nunes propôs o relato histórico de todos aqueles que estiveram à frente dos desafios surgidos com o crescimento da Medicina Veterinária e da Zootecnia no Estado.

Sinto-me honrada em ser a atual presidente nesses 40 anos de trajetória do CRMV-AL. O Regional sempre buscou e busca mostrar a melhoria e valorização da Medicina Veterinária e da Zootecnia em benefício da sociedade, visando à prestação de serviços de excelente qualidade. Parabéns a todos que fizeram e fazem parte do nosso Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Alagoas”, ressaltou a presidente.

Durante os próximos dias, estaremos apresentando os relatos de quem vivenciou as conquistas e as lutas desses 40 anos como representação classista da Medicina Veterinária e da Zootecnia. Acompanhe essas e outras ações no site www.crmv-al.org.br e nas redes sociais, através do facebook/@crmval.oficial e instagram/@crmvaloficial.

 

Assessoria de Comunicação CRMV-AL

Mais

veja mais
CRMV-AL Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Alagoas - 2020
Rua 26 de Abril, 299 – Poço – Maceió/AL – CEP: 57.025-570
Telefones: (82) 3221-2086 / Fax: 3336-2976
E-mail: crmv-al@crmv-al.org.br
Horário de funcionamento: 12h às 18h.

acessar webmail