A- A+

Notícias

22/05/2020

#ZootecniaEmFoco - Samy Barros Souza Ibrahim

#ZootecniaEmFoco

 

À frente da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), que integra a estrutura da Secretaria de Saúde de Maceió, o zootecnista Samy Barros Souza Ibrahim, é o profissional responsável pela coordenação das ações preventivas, de controle e de vigilância das zoonoses no município, que envolvem não só a fiscalização zoosanitária, mas também o planejamento e pesquisas voltadas a prevenção e controle de doenças transmitidas pelos animais.

A escolha pela profissão foi resultado da vivência no interior, onde o contato com a produção animal era bastante estreito. O caminho natural, no início de sua trajetória profissional, foi a atuação como extensivista. Novas oportunidades, porém, o levaram aos caminhos da área sanitarista, onde tem alcançado destaque dia a dia.

 

 

“Alagoas vem se firmando como celeiro para o zootecnista. Fazemos parte da cadeia produtiva brasileira, mas muitas áreas surgiram e aos poucos vêm absorvendo o zootecnista quando, inevitavelmente, se deparam com a necessidade de um profissional versátil e polivalente”, afirma Samy Barros.

E seu espírito irrequieto o tem direcionado a outras direções. Recentemente, no Regional alagoano, passou a integrar o Grupo Técnico de Resgate Animal (GTRA) e atuou em ações desenvolvidas para a população animal e prevenção de zoonoses na evacuação do bairro do Pinheiro e adjacências. Contribuiu ainda com o Plano de Contingência para Situações de Desastres do CRMV-AL.

 

Samy Barros é zootecnista, Mestre em Energia da Biomassa, Diretor Geral da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) de Maceió e Secretário-geral do CRMV-AL.

CRMV-AL Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Alagoas - 2020
Rua 26 de Abril, 299 – Poço – Maceió/AL – CEP: 57.025-570
Telefones: (82) 3221-2086 / Fax: 3336-2976
E-mail: crmv-al@crmv-al.org.br
Horário de funcionamento: 12h às 18h.

acessar webmail