A- A+

Notícias

30/05/2020

#ZootecniaEmFoco - Cristian Cavalcante Felix da Silva

#ZootecniaEmFoco

Os finais de semana e férias vivenciados no sítio dos avós durante toda a infância foram decisivos para que o zootecnista Cristian Cavalcante Félix da Silva fizesse sua escolha profissional. Foram nessas idas e vindas dos centros urbanos para a calmaria do interior que ele percebeu que não seguiria o caminho dos pais – servidores públicos federais – pois o que queria mesmo era uma profissão com a qual ele pudesse fazer com que as atividades da propriedade rural da família – pecuária leiteira, apicultura e fruticultura – ganhassem produtividade. Escolheu a Zootecnia.

Como todo profissional da área, Cristian Cavalcante se deparou com inúmeras mudanças ao longo do caminho. Com a experiência de 15 anos na extensão rural, o zootecnista que sonhava em trabalhar com abelhas e animais silvestres somou vivências práticas com meio ambiente, numa secretaria municipal de agricultura e, na Emater, onde teve início a prática de consultoria, com a caprinocultura leiteira.

“Os desafios em nosso campo de atuação vão desde propriedades com técnicas centenárias e ultrapassadas à instituições com tecnologias sem aplicação ao campo, e quando afunilamos ao semiárido as informações e tecnologias aplicáveis são ainda mais escassas. Por isso, o desafio e compromisso em identificar e aplicar técnicas efetivas de desenvolvimento aos empreendimentos rurais são enormes”, ressalta Cristian.

Nos últimos quatro anos, escolheu trilhar os próprios caminhos e vem aplicando todo seu conhecimento na prestação de serviços de consultoria e instrutoria nas áreas da bovinocultura de leite e apicultura no semiárido nordestino, através da empresa Efetiva Consultoria e Projetos LTDA, na qual atua ao lado da sócia e companheira Marilia Ferro – também profissional de alta capacitação na Zootecnia.

“Nosso público é 100% oriundo da agricultura familiar e os serviços voltados as duas áreas que trabalhamos têm sido realizados através do Sistema “S” (Sebrae, Sescoop e Senar), com resultados econômicos e produtivos de indicadores muito acima da media nacional atual, o que nos deixa bastante satisfeitos, por estarmos contribuindo com o cenário favorável do crescimento do agronegócio e da Zootecnia em Alagoas”, destaca Cristian Cavalcante.

 

CRMV-AL Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Alagoas - 2020
Rua 26 de Abril, 299 – Poço – Maceió/AL – CEP: 57.025-570
Telefones: (82) 3221-2086 / Fax: 3336-2976
E-mail: crmv-al@crmv-al.org.br
Horário de funcionamento: 12h às 18h.

acessar webmail