A- A+

Artigos

30/05/2020

O Médico Veterinário e o Conceito de Saúde Ampliada

* Dr. Thiago Augusto Pereira de Moraes

 

Em seu sentido mais abrangente, a saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde.

Trazendo este conceito para o olhar da Medicina Veterinária, nota-se que a sociedade entende mais facilmente o Médico Veterinário como quem cuida do seu cachorro ou do seu gato. Sim, ele tem esse importante papel.

No entanto, precisamos, enquanto cidadãos, nos conscientizarmos que, ao realizarmos nossas refeições, consumindo ovo, queijo, requeijão, leite, carne, linguiça, mel, peixe, tudo isso é inspecionado por um Médico Veterinário.

Ele é o único profissional que tem essa atribuição legal e técnica para tal. Se o produto não estiver em condições de consumo, é ele que legalmente proíbe... O poder público, e nós, técnicos, precisamos informar a população que todos os fármacos que os humanos utilizam, antes, foram testados em animais, e o Médico Veterinário é quem é capaz de reconhecer os impactos dessas drogas no organismo dos animais, contribuindo para um fármaco seguro, uma vacina humana segura.

A população precisa estar ciente que 70% das doenças dos seres humanos são transmitidas por animais, e que o Médico Veterinário, neste sentido, é super importante para a saúde pública. Por isso e pela qualidade dos alimentos é urgente que ele esteja inserido no PSF!

São por esses motivos que nos países desenvolvidos não se separam mais saúde humana, de saúde animal, de saúde do meio ambiente. Eles tratam como SAÚDE ÚNICA. No final da contas, um depende do outro.

 

 

 

* Dr. Thiago Augusto Pereira de Moraes - CRMV-AL 0395 

   Médico Veterinário

   Ex-Presidente do CRMV-AL

   

 

Dr. Thiago Augusto Pereira de MoraesTexto: Dr. Thiago Augusto Pereira de Moraes

CRMV-AL Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Alagoas - 2020
Rua 26 de Abril, 299 – Poço – Maceió/AL – CEP: 57.025-570
Telefones: (82) 3221-2086 / Fax: 3336-2976
E-mail: crmv-al@crmv-al.org.br
Horário de funcionamento: 12h às 17h.

acessar webmail