Comissão de Ética, Bioética e Bem Estar Animal define programação de ações para 2018
24 de outubro de 2017 – Atualizado em 24/10/2017 – 12:00am
Buscando fortalecer suas atribuições como parte das diretrizes do CRMV/AL, a Comissão de Ética, Bioética e Bem Estar Animal (CEBEA) definiu, após reunir seus membros, as atividades a serem trabalhadas ao longo de todo o próximo ano.
Presidida pela Médica Veterinária Carla Ferreira Loureiro Lima, a Comissão – composta também pelos médicos veterinários, Elvan Nascimento dos Santos Filho, Gilsan Aparecida de Oliveira e Lysanne Costa da Rocha Medeiros, além do zootecnista Isaac Ferreira de Lima Filho – estabeleceu seu planejamento de atividades visando contemplar ações vinculadas a instituições e estudantes de ensino superior, alunos do ensino infantil e à sociedade em geral.
“Planejamos reforçar a divulgação das atividades e atribuições da Comissão especialmente junto às instituições de ensino superior com oferta de cursos para as duas áreas, mas em caráter ampliado, para que possamos alcançar a comunidade em geral. No entanto, pretendemos utilizar também espaços de lazer para despertar a todos sobre a responsabilidade com o bem-estar e a saúde dos animais”, afirmou a presidente da CEBEA, Carla Loureiro.
Como medidas a serem realizadas em curto prazo, estão palestras sobre o Novo Código de Ética Veterinário – para os alunos das instituições de ensino superior – e sobre o tema “Bem-Estar Animal” nas escolas de ensino infantil. Além disso, a Comissão se propõe a realizar quatro encontros anuais da CEBEA.
Para serem atingidas em médio prazo, a Comissão definiu como metas palestras sobre a importância e ações do Zootecnista, participação significativa na Semana de Biologia da UFAL e um evento voltado para biotérios. Também foi listada uma participação de seus integrantes em evento vinculado à Comissão Nacional da CEBEA e uma ação de panfletagem na orla marítima ressaltando a importância da denúncia de maus tratos a animais.
Relacionadas como medidas a serem implementadas em longo prazo, foram definidas pela Comissão as seguintes ações: Participação de seus integrantes em eventos relacionados ao bem-estar animal em outro município, palestras durante a Expoagro 2018 abordando as ações de monitoramento e bem-estar animal desenvolvidas com grandes animais pelo CCZ de Maceió e, por fim, parcerias com o Ministério Público Estadual, ONGs, OAB/AL e Batalhão de Polícia Ambiental para fortalecer ações e promover um monitoramento estadual sobre casos de maus tratos a animais.
“Em reunião com a Comissão, o presidente Thiago Moraes reafirmou o apoio do CRMV/AL à efetivação dessa parceria, que possibilitará não só o compartilhamento de informações, mas também o monitoramento desses casos a partir da criação de um aplicativo ou serviço, acessível a todos os órgãos que atuam na causa animal, para que possamos definir ações de educação e controle da violência nessa área”, ressaltou Carla Loureiro.