Skip to content

Sobre o CRMV-AL

Seguindo a trajetória de conquista alcançada com a criação da Lei 5.517, que dispôs sobre o exercício da profissão e garantiu autonomia à classe, possibilitando a criação dos Conselhos Federal e Regionais, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas foi instituído em 20 de outubro de 1980, por meio da Resolução CFMV nº 310. A decisão foi motivada pela grande mobilização dos profissionais que defendiam a independência do Regional alagoano, desvinculando-o do Conselho de Pernambuco.

Até realizar sua primeira eleição, o CRMV-AL – à época denominado CRMV-15, referente à 15ª Região – permaneceu, por determinação da Portaria nº 18, assinada pelo então presidente do CFMV, Dr. René Dubois, sob gestão de uma Comissão Diretora Provisória e de um Colegiado Consultivo.

A primeira Diretoria foi eleita em 29 de dezembro daquele ano e teve a seguinte formação:

Presidente – Paulo Bezerra Nunes
Vice-presidente – João Batista Melo
Secretário-geral – Ubaldo de Barros Soutinho
Tesoureiro – Cicero Cerqueira Cavalcante Neto
Conselheiros Efetivos: William Araújo, João Ferreira de Albuquerque, Fernando David Madeira, Mário Lúcio Ferrário de Carvalho, Severino Rodrigues Melo e Sebastião Loureiro
Conselheiros Suplentes: José Cícero Cardoso Ferro, Raimundo Jorge Tenório da Costa, Eraldo Saturnino de Almeida, José Carlos Mendes Rocha, José Bernardes Filho e João Gomes da Silva

A partir daí, no entanto, o CRMV/AL assumiu o papel de fiscalizar o exercício profissional, orientar, supervisionar e disciplinar suas atividades, dar consultoria aos governos da União, Estados e Municípios em todos os assuntos relativos à profissão, como também os ligados à produção ou indústria animal. Estava criada assim a tribuna de honra do Médico Veterinário e Zootecnista.

RESOLUÇÃO 310/1980 CRMVAL