CED no controle de caninos e felinos domésticos no Brasil
31 de janeiro de 2022 – Atualizado em 02/06/2022 – 10:02am
O reconhecimento legislativo para o método Captura, Esterilização e Devolução (CED) como apoio ao controle populacional tanto de gatos ferais quanto de gatos e cães ariscos e/ou comunitários é uma medida urgente para o Brasil avançar na questão da posse responsável. Caninos e felinos em livre circulação e reprodução ajudam a perpetuar situações de mal-estar animal e zoonoses.
Em artigo de opinião na #RevistaCFMV 89 (pág. 39), três médicos-veterinários de Alagoas apresentam seu projeto de pesquisa, que consiste em conhecer o conteúdo legislativo internacional sobre controle, gestão e manutenção de caninos e felinos domésticos em vários países. Eles observam decisões legislativas relacionadas a meios de identificação dos animais, organização pública sobre controle populacional castração, custeio público específico para castração, reconhecimento do método CED e outros.
Para os autores, o reconhecimento legal do método CED no Brasil deve estar associado ao do animal comunitário e à educação ambiental, a fim de que ocorra uma aceitação social sustentável da permanência desses animais. Isso estimularia a redução de abrigos superlotados e das consequências a eles associadas, como dificuldade de controle de doenças vetoriais, e ainda colaboraria com as atitudes de gestão pública estaduais e municipais.
Para ler a íntegra do artigo, acesse https://bit.ly/Rev-89.