A prevenção da dengue é responsabilidade de todos!
Em todo o país, órgãos e profissionais de saúde estão mobilizados na intensificação das ações de prevenção e combate à proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras arboviroses.
Causadas por vírus transmitidos por mosquitos, as arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são: dengue, chikungunya e Zika, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Num cenário de 2 milhões de casos prováveis de dengue e 682 óbitos já confirmados no país, a doença tem registrado maior incidência de casos nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e no Distrito Federal, mas Alagoas já aponta um crescimento de mais de 100% do número de casos em relação ao ano passado.
Médicos-veterinários e zootecnistas também têm procurado trabalhar no combate e controle do vetor, quando inseridos nas equipes de saúde pública, contribuindo principalmente na conscientização sobre a importância do controle e das medidas de prevenção contra o mosquito.
Concentrada no cenário atual, a Comissão de Saúde Pública Veterinária (CRSPV) do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas (CRMV-AL), alerta que o controle do Aedes aegypti é uma tarefa de todos nós! Confira as orientações do presidente da CRSPV, Méd. -Vet Paulo Wianês!
E fique atento! Em caso de localizar qualquer local suspeito de focos do mosquito Aedes aegypti, informe à Secretaria de Saúde do seu município, para que todas as providências sejam tomadas.