CRMV-AL debate com a SECDEF ações e políticas públicas voltadas para os animais
22 de julho de 2025 – Atualizado em 22/07/2025 – 12:41pm
A convite da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (SECDEF), a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas (CRMV-AL), Annelise Nunes, participou na última sexta-feira, 18/07, de uma reunião com a área técnica da Superintendência de Defesa e Proteção Animal.
Em conjunto com a equipe da Supervisão de Identificação e Controle da População de Cães e Gatos – composta pelas médicas-veterinárias Edilene Luíse Ferreira (supervisora), Eduarda Mafra e Jaqueline Laís, além da advogada Walma Gonçalves – foram compartilhados e debatidos pontos relacionados à definição de ações e estratégias voltadas para ONGs e abrigos de cães e gatos no Estado.
O encontro discutiu ainda o andamento de projetos que contam com a necessária e importante atuação do CRMV-AL.
“Temos trabalhado para ampliar a parceria com órgãos, instituições e entidades, não só para fortalecer nosso papel como instância de orientação técnica nas questões que dizem respeito à Saúde Única – saúde animal, humana e ambiental – mas também para superar os inúmeros desafios que se impõem diante da construção das políticas públicas nessa área”, afirmou a presidente.
Entre as abordagens discutidas na reunião foi pautada também a implementação do método CED – Captura, Esterilização e Devolução ao Meio – para a população de cães e gatos. Ainda não houve o estabelecimento de medidas efetivas, mas o Regional alagoano seguirá à disposição da Secdef para colaborar nos diálogos técnicos e iniciativas que se fizerem necessárias.
Assessoria de Comunicação CRMV-AL.