CRMV-AL participa de discussão sobre animais em situação de acúmulo em seminário promovido pelo Governo do Estado
1 de novembro de 2025 – Atualizado em 01/11/2025 – 12:13pm

Profissionais, gestores públicos, representantes de instituições, estudantes e representantes de entidades ligadas à causa animal estiveram reunidos, nesta quinta-feira (30/10), para discutir uma problemática crescente em diversos municípios alagoanos: a questão dos animais em situação de acúmulo.
O tema foi debatido dentro do III Seminário Estadual de Bem-Estar Animal, promovido pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Cidadania e da Pessoa com Deficiência (SECDEF), que abordou o assunto do ponto de vista da saúde coletiva e do bem-estar animal.
A iniciativa contou com a participação do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas (CRMV-AL), que foi representado pelo conselheiro efetivo e médico-veterinário Alisson Torres.
Em sua fala, Dr. Alisson destacou a relevância do debate no contexto de Saúde Única, considerando que o acúmulo de animais é uma situação complexa que envolve saúde animal, saúde humana e meio ambiente.
Ele ressaltou que não existe solução rápida ou simples para o problema, pois, qualquer iniciativa voltada à questão exige o envolvimento de equipes multidisciplinares e a articulação de diferentes órgãos públicos.
“É fundamental enxergar não apenas os animais, mas também o ser humano em situação de acúmulo. O controle populacional de cães e gatos nos municípios é essencial para enfrentar essa realidade e evitar o agravamento dos casos”, afirmou.
Um dos pontos importantes do Seminário foi trazer à tona reflexões sobre como identificar e distinguir protetores de animais de pessoas com transtorno de acumulação, abordando ainda aspectos psicológicos, sociais e jurídicos envolvidos no tema. Os participantes também dialogaram sobre estratégias de enfrentamento e sobre a importância de políticas públicas estruturadas.
Dr. Alisson também reforçou a necessidade da atenção à saúde mental dos médicos-veterinários, frequentemente sobrecarregados diante de situações emocionalmente desafiadoras como essa. Ele enfatizou a importância do trabalho intersetorial e coletivo e reforçou a disposição do CRMV/AL em apoiar iniciativas voltadas à proteção e bem-estar animal em Alagoas.
“O CRMV/AL se coloca à disposição como órgão consultivo e fiscalizador para contribuir com o Estado e os municípios alagoanos na construção de políticas públicas e fluxos de atuação que promovam o bem-estar animal, a saúde pública e o equilíbrio em nossa sociedade”, concluiu.
