Inspeção de alimentos é destaque em encontro com acadêmicos de Medicina Veterinária
18 de outubro de 2013 – Atualizado em 18/10/2013 – 12:00am
Conhecer a rotina de trabalho da profissão escolhida é o anseio de todo estudante que inicia a vida acadêmica. Para Patrick Francis e Ana Karolina Magalhães, alunos do primeiro período do curso de medicina veterinária, a oportunidade foi nesta quarta-feira (16), durante palestra promovida pela Vigilância Sanitária Municipal (Visa).
A apresentação – que abordou o papel do médico veterinário na inspeção de alimentos no varejo – foi realizada pela médica veterinária Adriana Guimarães, inspetora fiscal de Alimentos da Visa, e teve como público alunos do Centro Universitário Cesmac.
Adriana Guimarães iniciou a aula explicando como funciona a Vigilância Sanitária, suas competências em âmbito municipal, estadual e federal, legislações aplicadas e contexto histórico da criação da Visa de Maceió, há 20 anos.
“Quando a Vigilância foi criada, havia uma abordagem mais voltada para as punições ao não cumprimento ou desrespeito às normas sanitárias. Hoje, enfatizamos a educação sanitária, com informações básicas de interesse da proteção e promoção à saúde da população, visando a construção de uma Vigilância ética e cidadã”, afirmou.
De acordo com ela, a fiscalização de alimentos abrange indústria, ambulante, açougue, restaurante, hotel, padaria, lanchonete, supermercado, mercearia, bar, distribuidora de alimentos e bebidas, fábrica de embalagem de alimentos, dentre outros estabelecimentos.
“Nesse campo de atuação há um mercado promissor para o médico veterinário, inclusive como responsável técnico, que é o profissional de nível superior responsável pelo estabelecimento junto com o proprietário. Na função, ele irá implantar as boas práticas e supervisionar seu cumprimento no dia-a-dia”, explicou.
Além da fiscalização, a Inspetoria de Alimentos é responsável pela apreensão ou inutilização de produtos impróprios para consumo; investigação de surtos; coleta de amostra para análise; visitas técnicas; orientação e educação da população, produtores, manipuladores e ambulantes.
Roberto Ferreira, professor da disciplina de História da Medicina Veterinária do Centro Universitário Cesmac, destacou a amplitude do mercado de trabalho na área de alimentos e incentivou os alunos a buscarem mais informações sobre o tema.
Ednar Costa – Ascom SMS