Profissionais alagoanos passam a integrar comissões técnicas do CFMV
4 de julho de 2024 – Atualizado em 04/07/2024 – 11:53pm
Alagoas terá dois profissionais representando o Estado nas discussões relacionadas à Medicina Veterinária e à Zootecnia em âmbito nacional. A convite do Conselho Federal de Medicina Veterinária – CFMV, o médico-veterinário Isaac Manoel Barros Albuquerque (CRMV/AL nº 0479VP) e o zootecnista Elton Lima Santos (CRMV/AL nº 00093ZP), passaram a integrar as comissões nacionais de Animais Selvagens (CNAS) e de Educação em Zootecnia (CNEZ), respectivamente.
As indicações foram feitas pela presidente do CRMV-AL, Méd.-Vet Annelise Nunes, que desejou sucesso aos profissionais na nova missão.
Albuquerque, que atualmente preside a Comissão de Animais Selvagens e Meio Ambiente (CRASMA) do CRMV-AL, já exerceu o mesmo cargo na instância federal durante nove anos, em gestões anteriores. O profissional atua na área de animais silvestres desde 1998, é especializado em clínica e cirurgia de animais silvestres e exóticos, mestre em Ciências pela USP/SP, CEO da SOS Selvagens, perito criminal, consultor em fauna e mentor de carreiras.
“Novamente, após 3 anos, recebo mais uma vez o voto de confiança do CFMV e do CRMV/AL para integrar a CNAS e trabalhar em prol da nossa classe, ao lado de grandes nomes da Medicina Veterinária e da Zootecnia de animais selvagens do país. Me sinto honrado!”, afirmou Dr. Isaac.
Elton Lima, que também já foi integrante da Comissão de Ensino da Zootecnia do CRMV-AL, tem mestrado e doutorado em Nutrição Animal. Atua como professor nos cursos de graduação em Zootecnia e Agroecologia, e no Programa de Pós Graduação (PPG) em Ciência Animal da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Sua experiência é focada nas áreas de produção e nutrição de animais não-ruminantes e de piscicultura.
“Sinto-me muito grato pelo convite do CFMV e da presidente do regional alagoano, Dra. Annelise Nunes, pois considero uma oportunidade importante de representar a Zootecnia de Alagoas, com suas particularidades e especificidades, no contexto nacional da CNEZ. A expectativa é poder contribuir para trazer à Zootecnia as reformulações e atualizações que estão sendo implementadas em áreas como bem-estar animal, zootecnia de precisão e até o uso da inteligência artificial na profissão, entre outras questões”, ressaltou Elton Lima.
As comissões técnicas nacionais têm, como principais atribuições, assessorar o CFMV nas questões relacionadas a cada assunto – neste caso, ao Ensino da Zootecnia e aos Animais Selvagens – proferindo pareceres quanto aos assuntos que lhes forem submetidos e ampliando a articulação e o diálogo com áreas e instituições afins, entre outras.