Reunião itinerante do Conselho Nacional de Educação tem participação do CRMV/AL
17 de agosto de 2015 – Atualizado em 17/08/2015 – 12:00am
Atento a todas as questões que envolvem a formação dos profissionais do Estado, o Regional alagoano esteve presente, por meio de membros da Comissão de Ensino da Zootecnia, à reunião ordinária itinerante do Conselho Nacional de Educação (CNE), que realizou em Maceió, no início do mês, um debate sobre os avanços e desafios da educação básica e superior no país, após a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), há um ano.
O encontro reuniu professores, gestores, profissionais de educação, autoridades regionais, representantes de sindicatos e reitores de instituições educacionais públicas e privadas, com o objetivo de promover o diálogo direto com a sociedade, permitindo conhecer e se aproximar das diferentes realidades e demandas locais.
“Foi muito gratificante participar desta reunião, que teve uma discussão tão proveitosa. Esperamos que realmente o PNE possa alcançar, no ensino superior, as metas estabelecidas, principalmente no sentido de aumentar a taxa bruta de matrícula e a taxa líquida da população de 18 a 24 anos, além da qualidade da educação nesse nível (mais mestres e doutores) e o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu. Nesse último ponto, inclusive, aproveitamos a ocasião também para destacar que o governo não deve se esquecer de ampliar/oferecer os recursos financeiros necessários à continuidade dos programas de pós graduação”, ressaltou o presidente da Comissão, Jailton Bezerra Júnior, que acompanhou os trabalhos junto com a zootecnista Maria Josilane Matos.
CNE
O conselho é um órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo institucional elaborar atos normativos (súmulas, pareceres e resoluções) que regulamentam leis e políticas públicas educacionais. É formado por 22 conselheiros nomeados pela Presidência da República, indicados por sociedades científicas e instituições ligadas ao ensino e à pesquisa.
O trabalho do CNE é organizado em comissões de estudos e análise dessas políticas. Entre as agendas prioritárias, estão o PNE, a formação de professores, a gestão democrática, a implementação da política de educação integral, o sistema socioeducativo, o marco regulatório para a educação a distância e os cursos de especialização lato sensu, bem como as diretrizes curriculares para a educação profissional e tecnológica. Atualmente, são 21 temas em discussão, a partir dos quais serão elaboradas resoluções normativas que vão estabelecer, em nível nacional, parâmetros a serem seguidos pelos sistemas de ensino municipais e estaduais.