Revista CFMV aborda o novo Código de Ética e a substituição dos animais no ensino
25 de abril de 2017 – Atualizado em 25/04/2017 – 12:00am
Por Flávia Tonin
O Código de Ética do médico veterinário é um dos principais documentos que regem a profissão e no início deste ano sofreu atualizações que passarão a vigorar a partir de 9 de setembro de 2017. Pela importância do tema para cada profissional, a Revista CFMV, edição número 72, traz em sua matéria de capa os principais pontos de mudança, dentre elas as alterações estruturais no sentido da responsabilidade profissional, de forma a evitar a negligência, imprudência e imperícia no comportamento.
A reportagem também detalha todas as etapas do processo de reformulação, as quais contaram com participação dos diretores, conselheiros e comissões assessoras do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), como também, sugestão dos Conselhos Regionais, além de consulta pública a toda a sociedade para sua construção conjunta. A edição número 72 da Revista CFMV está a caminho dos profissionais atuantes de todo o Brasil, com tiragem que chega a quase cem mil exemplares. Também há a opção de assinatura, com preço promocional para estudantes de Medicina Veterinária e Zootecnia.
Outros temas
Preocupado com a formação profissional, a edição traz também uma importante discussão sobre o uso de animais no ensino e a experiência de quem está à frente no uso de métodos alternativos. São apresentados exemplos da Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal da Bahia nas quais praticam ações com objetivo de abolir o uso prejudicial de animais, principalmente, na cirurgia. A reportagem traz uma reflexão com opiniões de docentes envolvidos com a questão e preocupados com o futuro da formação profissional.
Na área de saúde pública, dois artigos abordam problemas relacionados a doenças transmitidas por animais. No texto “O médico veterinário no controle do Aedes aegypti”, há uma série de ações práticas, nas quais o médico veterinário pode contribuir para o controle desse vetor responsável pela Dengue, Zika e Chikungunya e com potencial para transmitir a Febre Amarela. Outro artigo aborda a meta mundial para a erradicação das mortes humanas pela raiva até 2030 e evidencia a importância do controle de informação sobre as mordidas de animais.
Com perfil técnico, há entrevista na área de buiatria, além de artigos sobre a intoxicação de cães por bufotoxinas; traumas em rapinantes, uso da palma forrageira na produção animal entre outro. O suplemento científico, conta com artigos aprovados nas áreas de bioterápicos, cirurgia; uso de células-tronco em tratamento e, outro sobre a conservação de felinos.
A Revista CFMV é aberta a todos os profissionais. Para submeter artigos, o autor pode se inscrever no Sistema de Publicações (clique aqui). Após o envio, o artigo é avaliado pela equipe editorial e submetido para análise de consultor ad hoc para parecer. Ele poderá negar, sugerir correções ou aprovar o artigo para publicação. Não há custo para publicação.
Assessoria de Comunicação do CFMV