Veterinária da CRSPV/CRMV-AL desenvolve trabalho de recuperação e inserção de bicho-preguiça
14 de julho de 2017 – Atualizado em 14/07/2017 – 12:00am
A médica veterinária e também bióloga, Ana Cecília Pires, membro da Comissão Regional de Saúde Pública Veterinária (CRSPV) do CRMV/AL, vem desenvolvendo um importante trabalho na perspectiva de promover a conservação de espécies de bicho-preguiça.
De maneira inovadora, a Dra. Ana Cecília vem fazendo intervenções diferenciadas como o fornecimento de uma dieta adequada para os filhotes dessa espécie de preguiça e a aplicação de metodologias afetivas, que têm se mostrado fatores de fundamental importância para esse animal.
O filhote de bicho-preguiça é a única espécie para a qual se recomenda, durante o seu crescimento, o contato com o ser humano. Ciente dessa peculiaridade da espécie, a médica veterinária desenvolveu um jaleco provido de bolsos frontais onde os filhotes ficam boa parte do tempo junto à tutora. Com isso, pode-se dizer, tornou-se uma mãe adotiva.
“Não basta serem alimentados e ficarem em gaiolas, eles precisam também da proximidade e carinho originários do cuidador para se sentirem seguros, pois percebem o calor, a respiração e os batimentos cardíacos do tutor”, afirmou a Dra. Ana Cecília Pires.
Ainda de acordo com a médica veterinária, é elevada a quantidade de bichos-preguiça que é entregue no órgão ambiental onde trabalha, muito deles fruto do comércio ilegal de animais.
“Uma boa parte dos animais devolvidos aqui no Centro de Triagem chega com sinais de maus tratos e até mesmo mutilação”, completou.
Antes do desenvolvimento e aplicação dessa metodologia, nenhum filhote chegava à fase adulta. Após a introdução da técnica vários espécimes já foram reintroduzidos na natureza.
A Dra. Ana Cecília Pires exerce suas atividades profissionais no Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, atuando em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, sempre na perspectiva de aprimorar técnicas de sobrevivência, recuperação e reinserção animal em seu habitat.