CRMV/AL supera desafios e mantém agenda positiva em 2017
26 de dezembro de 2017 – Atualizado em 26/12/2017 – 12:00am
Em um ano de grandes desafios como foi 2017, o CRMV/AL se esforçou para manter uma agenda de ações proativas, procurando dar continuidade à linha de trabalho desenvolvida pela gestão, direcionada ao aprimoramento de suas atribuições e pela valorização dos profissionais da Medicina Veterinária e da Zootecnia em Alagoas.
Fiscalização – Seja com iniciativas individuais ou com parceiros habituais e/ou iniciantes, a fiscalização do Regional alçou novos vôos em 2017, alcançando uma maior visibilidade em suas ações. Como resultado, foram emitidos 82 termos de fiscalização e lavrados 69 autos de infração – identificando irregularidades e descumprimentos à legislação – além de 08 autos de multa – por deixar de atender ao chamamento do Conselho para esclarecimentos ou regularização.
A atuação da fiscalização do CRMV/AL também obteve destaque na 7ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), comandada pelo Ministério Público Estadual, garantindo sua representação junto às equipes de Fiscalização de Produtos Perigosos (Agrotóxicos e Medicamentos Veterinários) e de Produtos de Origem Animal (Laticínios e Matadouros).
Com a finalidade de ampliar a fiscalização sobre estabelecimentos que costumam oferecer serviços da área de Medicina Veterinária – notadamente clínicas e pet shops considerados clandestinos – sem obedecer aos requisitos definidos pela legislação vigente e sem a garantia de um profissional habilitado e capacitado, o CRMV/AL firmou ainda uma parceria com a Vigilância Sanitária Municipal, fortalecendo assim a atuação dos profissionais alagoanos e resguardando os animais e a população dos riscos e consequências comumente registrados em atividades exercidas irregularmente. Outra parceria importante deste ano foi com o BPA, em ações relacionadas a denúncias sobre acumuladores de animais.
Sem esquecer de fiscalizar o exercício profissional, orientando, supervisionando e disciplinando suas atividades, o Conselho assegurou os encaminhamentos necessários às denúncias formalizadas junto ao Regional, e vem procurando sensibilizar e conscientizar os profissionais acerca da responsabilidade de cada um na valorização da Medicina Veterinária no Estado. Em 2017, do total de denúncias recebidas, 100% delas seguiram com seu trâmite, sendo boa parte delas transformadas em processo ético profissional, com os devidos procedimentos legais.
Comissões – Fazendo valer suas atribuições como parte das diretrizes do Regional alagoano, as Comissões de Trabalho mais uma vez fortaleceram sua atuação. As Comissões Regionais de Saúde Pública Veterinária (CRSPV) e de Animais Selvagens e Meio Ambiente (CRASMA) renovaram membros e definiram novas estratégias, aproximando suas ações dos profissionais que já estão no mercado e também dos que ainda estão em formação.
Entre as ações de destaque deste ano estão a mobilização do Dia Mundial de Limpeza das Praias (Clean Up Day) – realizada pela CRASMA – e a realização do I Fórum de Zoonoses e Saúde Pública – promovido pela CRSPV, em novembro último, na UFAL (Pólo Viçosa).
Trabalhando seu planejamento interno, a Comissão de Ética, Bioética e Bem Estar Animal (CEBEA) também já definiu suas ações para 2018, que incluem um trabalho mais voltado à formação dos profissionais, com um debate ampliado sobre o novo Código de Ética Veterinário, sobre o tema Bem-Estar Animal e sobre a importância e ações do Zootecnista. Paralelamente, as Comissões Regionais de Ensino – da Medicina Veterinária e da Zootecnia – também vêm trabalhando no fortalecimento das ações do Conselho junto aos estudantes e profissionais da área, estendendo-as à sociedade.
Valorização Profissional – Buscando sempre a valorização do Médico Veterinário e do Zootecnista alagoano, o CRMV/AL promoveu ações direcionadas, para assegurar uma maior visibilidade às duas profissões. Investindo na capacitação do profissional local, promoveu no mês de maio, em Maceió e Arapiraca, o Seminário de Responsabilidade Técnica Veterinária. E ainda com foco na formação, trouxe como tema da Semana do Médico Veterinário, o “Diagnóstico de Patologias Mamárias em Cadelas e Gatas”, fomentando esse debate junto aos acadêmicos da Ufal e do Cesmac.
O Regional alagoano também consolidou a representatividade da Medicina Veterinária e da Zootecnia na maior e mais importante feira do agronegócio no Estado, a Expoagro 2017, refletindo o reconhecimento do trabalho realizado pelos profissionais das duas áreas neste segmento, que é um dos mais significativos da economia de Alagoas. E como última ação deste ano, foi feita mais uma edição do CRMV em Movimento, com a realização da última plenária do ano em Arapiraca, reforçando as ações de interiorização do Conselho.
Para finalizar 2017, a atividade escolhida teve como motivação a solidariedade. A exemplo de anos anteriores, quando as doações arrecadadas em eventos realizados pelo Conselho foram sempre encaminhados a entidades carentes, este ano não foi diferente. Sendo assim, todo alimento não perecível doado por profissionais e estudantes de Medicina Veterinária que participaram da programação da Semana do Médico Veterinário na Ufal do Pólo Viçosa – feijão (26kg), arroz (63kg), macarrão (8 pacotes), açúcar (17kg), fubá (7 pacotes) e óleo (1 unidade) – foi entregue à Fazenda da Esperança Santa Terezinha, em Marechal Deodoro, que trabalha pela recuperação de dependentes químicos.
Para o presidente Thiago Moraes, os resultados positivos obtidos pelo Regional alagoano em 2017 foram fruto de um trabalho incessante da Diretoria Executiva e do corpo de Conselheiros, somado à prestação de serviços dos funcionários do Conselho e ao comprometimento dos Médicos Veterinários e Zootecnistas alagoanos com o exercício da profissão exercido de forma competente, ética e respeitosa com os colegas, a sociedade e, sobretudo, com os animais.
“Ninguém consegue trabalhar em equipe se não souber ouvir. Ninguém aprende a ouvir se não tiver humildade e tentar se colocar no lugar do outro. Resumo essas palavras em uma só: união. Se queremos que nossas profissões evoluam cada vez mais, precisamos procurar tal feito em grupo, unidos”, frisou Moraes.
Como foi dito no início, 2017 foi um ano de grandes desafios, mas o CRMV/AL continua empenhado em superar todos os obstáculos na busca de novas conquistas que fortaleçam e valorizem a Medicina Veterinária e a Zootecnia em Alagoas.
Boas Festas e que 2018 venha repleto de grandes realizações para todos!