CRSPV se reúne com presidente do CFMV e comissões de demais regionais
3 de maio de 2019 – Atualizado em 03/05/2019 – 12:00am
Por iniciativa da Comissão Nacional de Tecnologia e Higiene Alimentar – CONTHA/CFMV, as comissões regionais de todo o país estiveram reunidas na capital alagoana, no último dia 02/05, para alinhar estratégias de trabalho para o biênio 2019-2020. O encontro contou com a presença do presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti e aconteceu durante o IX Congresso Latino-Americano e XV Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, realizado em Maceió (AL) de 30 de abril a 03 de maio.
O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas esteve representado na reunião pelo presidente da Comissão Regional de Saúde Pública Veterinária (CRSPV), Paulo Wianês Duarte, e na ocasião, foram tratados assuntos de interesse da classe médica-veterinária, em particular para aqueles que atuam na área de inspeção e vigilância sanitária.
Durante o encontro, o presidente da CRSPV destacou que, mesmo sendo um estado geograficamente pequeno – segundo menor do Brasil – Alagoas possui um potencial econômico incrível, no que diz respeito ao efetivo de rebanhos bovinos, que se mantém representativo mesmo atravessando sucessivos períodos de estiagem, gerando renda aos produtores também com o gado leiteiro e seus derivados. E além dele, a criação de suínos, ovinos e caprinos, como atividade primária de subsistência de pequenos produtores rurais.
Dr. Paulo Wianês com o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti
“Nosso objetivo, enquanto Comissão de Saúde Pública Veterinária, é elaborar um documento junto com as outras comissões, que tenham como finalidade sensibilizar os gestores públicos e seus entes, de que somos todos parceiros e que precisamos uns dos outros, da porteira para trás e da porteira para a indústria propriamente dita, primando sempre pela qualidade higiênico-sanitária daquele produto e o seu valor rentável, para que haja estímulo e incentivo ao produto comercializado”, enfatiza Paulo Wianês Duarte.
Ele reforçou ainda ser de suma relevância um encontro como esse, para que cada integrante possa conhecer as diferentes realidades e as demandas específicas dos demais estados. “É assim que passamos a delinear e traçar caminhos para o nosso trabalho dentro da Saúde Pública, em especial, no que diz respeito à segurança e qualidade dos alimentos”, completou.