Agricultura oficializa Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica
16 de dezembro de 2019 – Atualizado em 16/12/2019 – 12:00am
Anunciado em outubro pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica foi oficializado na última sexta-feira (13/12), por meio da Portaria nº 264, publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Atualmente, segundo artigo publicado na página 22 da edição 82 da Revista CFMV, o país possui 95% de sua suinocultura industrial livre da Peste Suína Clássica (PSC) e é reconhecido como zona livre pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). O Nordeste, no entanto, possui áreas endêmicas da doença. Recentemente, houve surtos nos estados do Ceará, Piauí e Alagoas.
“A PSC causa prejuízos sanitários e socioeconômicos graves, principalmente pelas perdas diretas e restrições comerciais impostas a produtos oriundos de áreas não livres da doença”, diz o texto da revista, assinado por cinco pesquisadores da Embrapa Aves e Suínos e três do Mapa, entre eles, o diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Geraldo Moraes.
O plano estratégico foi capitaneado Programa Nacional de Sanidade de Suídeos do ministério e será implementado nos 11 estados brasileiros considerados zona não livre da PSC no país: Alagoas, Amapá, Amazonas (parte), Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima. Juntos, reúnem cerca de 18% do rebanho suíno nacional, com cerca de 300 mil estabelecimentos rurais, segundo o Mapa. A ideia é que ministério faça o acompanhamento das medidas a serem tomadas, as quais ficarão a cargo dos estados.
Mais informações:
Mapa implementa plano estratégico para erradicar Peste Suína Clássica
Documento (PDF): Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica
Artigo técnico sobre Peste Suína Clássica e Peste Suína Africana (pág.22, número 82)
Assessoria de Comunicação do CFMV