COELHO NÃO É BRINQUEDO!
11 de abril de 2020 – Atualizado em 11/04/2020 – 12:00am
Durante a Páscoa, não são só os ovos de chocolate que atraem a atenção de crianças e adultos. Muitas pessoas acabam por atender ao apelo de levar para casa – na maioria das vezes, por impulso – um dos maiores símbolos dessa época do ano: o coelho.
O que a maioria das pessoas parece esquecer é que o coelho, como qualquer outro animal, requer cuidados específicos com sua saúde, alimentação, ambiente e atividade cotidiana. E, principalmente, que esses cuidados especiais deverão se estender por um período de 6 a 8 anos, que é o tempo médio de vida desse animal.
O médico-veterinário Isaac Albuquerque, da SOS Selvagens, que é especializado em animais silvestres, orienta sobre os cuidados necessários para quem está pensando em adotar um coelho como animal de estimação.
AMBIENTE:
– A gaiola será o ninho do seu coelho, onde vai dormir e passar a maior parte do tempo. O ideal é que seja o mais espaçosa possível para que possa se movimentar (dimensão de 70 x 50 x 50, no mínimo);
– Dentro da gaiola deverá ter:
• Bandeja: para que possa fazer as suas necessidades e manter um ambiente limpo e higiênico;
• Bebedouro de pelo menos 1/2 litro;
• Tigela para lhe dar a ração, o feno e as rações diárias de fruta e verdura;
• Cama, toalha de algodão ou pano, para o coelho descansar a noite;
• Madeiras para roer. Opte por madeiras de árvores de frutas como, por exemplo, da laranja, goiaba, ou adquirir madeira de pinho sem estar tratada.
ALIMENTAÇÃO:
– A alimentação do coelho é específica para cada etapa da sua vida, pois nem sempre tem a mesma necessidade de nutrientes. Por isso, é recomendável o acompanhamento de um médico-veterinário, para repassar as orientações adequadas também nesse sentido. De forma geral, serão encontrados regularmente os seguintes elementos:
• Ração (específica para a idade)
• Feno
• Fruta (sempre sem sementes) como maçã, pera, pêssego, banana, melão, uva e laranja, entre outras.
• Verduras, a exemplo de tomate, endívia, couve, pepino, espinafres, cenoura, feijão verde, brócolis ou alfafa.
– Alimentos venenosos para o coelho: Batata, cebola, alho, abacate, chocolate, folhas de tomate, legumes, folhas de chá, bambu.
ASSEIO:
– Os coelhos são mamíferos muito limpos que limpam a si mesmos. Não é recomendável dar-lhes banhos a menos que se sujem de forma excessiva, caso contrário podem perder a camada de proteção natural da pele.
– Pode dar banho ao animal no máximo uma a duas vezes por ano. Mas é possível retirar a sujeira que for aparecendo com toalhas úmidas de bebê.
EXERCÍCIOS:
É muito importante deixar o seu coelho sair da gaiola pelo menos duas vezes ao dia, sempre sob a sua supervisão, já que pode roer cabos ou objetos perigosos para ele.
Ascom CRMV-AL