Comissão de Desastres do CFMV terá zootecnista de Alagoas
13 de janeiro de 2021 – Atualizado em 13/01/2021 – 4:00pm
Recém-criada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, através da Portaria nº 83, de 15/12/2020, a Comissão Nacional de Desastres em Massa Envolvendo Animais (CNDM) terá um zootecnista alagoano como integrante: o secretário-geral do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas, Samy Barros Ibrahim.
Profissional de espírito irrequieto, o zootecnista foi convidado a fazer parte da Comissão por indicação da presidente Laiza Bonnela, a partir da experiência que vem sendo adquirida há cerca de dois anos, com a possibilidade de desastre geológico causado por mineração em alguns bairros de Maceió – vinculado às constantes ações diretas relacionadas aos animais, muitos abandonados, e o monitoramento da área afetada – e de sua atuação no desastre de barragens ocorrido na Bahia, além da contribuição na construção do Plano de Contingência para Situações de Desastres do CRMV-AL.
“Como único zootecnista na Comissão nacional, sinto-me honrado e ciente da importância e responsabilidade de representar uma profissão que, por natureza, está inserida intimamente no contexto da Comissão”, afirmou o secretário-geral, que é Mestre em Energia da Biomassa e Diretor-geral da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Maceió.
CNDM – A Comissão Nacional de Desastres em Massa Envolvendo Animais (CNDM) servirá de órgão de consulta de governos municipais, estaduais e federais sobre assuntos relativos a esse tipo de desastres. Além disso, poderá contribuir para a execução do Plano Nacional de Contingência de Desastres em Massa Envolvendo Animais – lançado em outubro deste ano – e também realizar treinamentos e capacitações.
A ideia é que ela se torne mais uma ferramenta para apoiar, orientar e capacitar os profissionais que trabalham na linha de frente em desastres que atingem animais, além de apoiar a execução do Plano. Outro ponto importante é ajudar para que a atuação de médicos-veterinários e zootecnistas seja cada vez mais técnica, profissional e capacitada e que a resposta em possíveis novos desastres seja mais efetiva.
Saiba mais sobre a comissão aqui.
Assessoria de Comunicação do CRMV-AL, com informações do CFMV.