CRMV-AL faz esclarecimentos sobre vacinação de médicos-veterinários
8 de fevereiro de 2021 – Atualizado em 08/02/2021 – 4:31pm
Com o intuito de assegurar aos médicos-veterinários alagoanos a garantia da vacinação contra a Covid-19, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas – CRMV-AL encaminhou à Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SESAU), no dia 20 de janeiro, o Ofício nº 7/2021 (em anexo).
No documento, O CRMV-AL reforça o que foi definido pela Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS/MS) nº 287/1998, que estabeleceu a Medicina Veterinária como parte do rol de profissões da área de saúde. Ressaltou ainda que os médicos-veterinários atuam em diversas frentes e estão inseridos nas clínicas, hospitais e defesa sanitária, desempenhando atividades que vão desde a gestão até a vigilância de zoonoses, vigilância ambiental em saúde, epidemiológica e sanitária, o que os torna mais suscetíveis à doença.
O Regional alagoano observou que os médicos-veterinários estão contemplados também no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e no Informe Técnico datado de 18/01/2021, ambos elaborados pelo Ministério da Saúde, e onde, neste último, é reafirmada a necessidade da vacinação do médico-veterinário, como trabalhador da saúde.
Em resposta ao ofício do CRMV-AL, a SESAU reforça suas atribuições, informa que está seguindo o Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e indica que, devido ao ainda reduzido número de doses da vacina recebidas pelo Estado, as informações relacionadas à aplicação da vacina devem ser consultadas junto a Secretaria de Saúde de cada município, pois estas têm feito a priorização de grupos de cada fase a partir de critérios como exposição a infecção e maior risco para agravamento e óbito pela doença. Veja o conteúdo do Ofício nº 103/2021-GS/SESAU, em anexo.
Por este motivo e visando reforçar a iniciativa, a mesma solicitação foi encaminhada para os 102 prefeitos de todo o Estado – por meio da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) – e também aos gestores da área nos municípios – através do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL).
Como a recomendação até o momento tem sido vacinar prioritariamente os profissionais da linha de frente da vacina, o CRMV-AL continuará atento às recomendações do Ministério da Saúde, que reconhece o direito dos médicos-veterinários, enquanto trabalhadores da saúde, de serem vacinados nos serviços de saúde onde as equipes estão sendo autorizadas a vacinar esse público-alvo. E para isso, deverão ainda apresentar sua carteira de identidade profissional e um documento ou declaração que comprove a vinculação ativa com o referido serviço.
Os demais profissionais da área também deverão ser contemplados com a vacinação, porém, terão que aguardar a ampliação gradativa da cobertura do público da primeira fase da vacina, conforme a disponibilidade de doses e particularidades regionais.
Até lá, a regra continua sendo manter as medidas restritivas de enfrentamento da Covid-19, com isolamento social, higiene pessoal e distanciamento de aglomerações!
Ascom CRMV-AL