Após mobilização do Conselho e profissionais, Arapiraca vacina médicos-veterinários contra a Covid-19
20 de maio de 2021 – Atualizado em 20/05/2021 – 9:05pm
Passados 41 dias do envio do primeiro ofício a Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, solicitando a garantia de vacinação de médicos-veterinários contra a Covid-19, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas comemorou, nesta quinta-feira (20), em conjunto com os profissionais do município, o anúncio da Prefeitura da cidade, que vai começar a aplicar a primeira dose da vacina para os médicos-veterinários.
Dessa forma, os profissionais da área residentes e com atividade autônoma no município de Arapiraca, no agreste alagoano, poderão finalmente iniciar seu processo de imunização contra a Covid-19, a partir do próximo sábado, 22 de maio. A vacinação será realizada no posto instalado no Ginásio da Escola Pedro Reis, localizado no bairro Baixão, iniciando às 8h.
De acordo com a presidente do CRMV-AL, a médica-veterinária Annelise Nunes, ao ser constatado que o município não estava cumprindo com o cronograma de vacinação definido pelo Ministério da Saúde e seguido pelos estados e municípios, negando a vacina aos profissionais autônomos, foi enviado um ofício à secretária municipal de Saúde, Luciana Fonseca, datado de 09 de abril, reafirmando a necessidade da aplicação do imunizante nos profissionais da área, pois estes integram o grupo prioritário dos trabalhadores da saúde, definido dentro do Plano Nacional de Vacinação.
A partir daí, teve início uma grande mobilização dos profissionais residentes na cidade, que somando esforços aos reiterados contatos feitos pelo Conselho, cobraram um posicionamento da secretaria e da própria Prefeitura de Arapiraca, ganhando o apoio de parlamentares do município, o que resultou na decisão de hoje da gestão municipal.
DOCUMENTAÇÃO – Para garantir a primeira dose do imunizante, no entanto, os profissionais precisam estar atentos a documentação exigida no local de vacinação. Além de documento oficial com foto, comprovante de residência e Cartão Nacional de Saúde atualizado, o profissional de saúde também deve apresentar alguns documentos específicos:
Trabalhadores Autônomos – Certidão de regularidade do respectivo Conselho de Classe e um dos seguintes documentos: Documentação comprobatória da condição de Microempreendedor Individual (MEI); Conta de energia de imóvel comercial em seu nome ou em nome de sua empresa; Autodeclaração de efetivo exercício da atividade profissional na área da Saúde, acompanhada de três contratos de prestação de serviço ou de três declaração de pacientes, notas fiscais ou contratos de vinculação a planos de saúde privados.
Trabalhadores Contratados – Certidão de regularidade do respectivo Conselho de Classe e um dos seguintes documentos: Declaração de Vínculo Empregatício emitida pelo diretor-geral ou diretor médico, atestando a condição do trabalhador; Contracheque atualizado (mês anterior); Carteira de Trabalho comprovando o vínculo ativo.
O CRMV-AL lembra aos profissionais, ainda, que toda documentação deverá ser apresentada com suas respectivas cópias, pois estas poderão ficar retidas para controle interno da coordenação de imunização do município.
Confira os modelos de autodeclaração de efetivo exercício da atividade profissional na área da Saúde e de declaração de paciente/tutor, em anexo.
Assessoria de Comunicação CRMV-AL