Comissão de Saúde Pública Veterinária avalia atividades e projeta ações para 2023
12 de dezembro de 2022 – Atualizado em 03/01/2023 – 10:30pm
Em meio às inúmeras atividades profissionais que envolvem a finalização de mais um ano de trabalho, integrantes da Comissão Regional de Saúde Pública Veterinária (CRSPV) do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas – os médicos-veterinários Dr. Paulo Wianês, Dra. Karla Danielle Almeida e Dra. Maria Raquel Correia Barros – estiveram reunidos, na última semana de novembro, para avaliar as ações do grupo e definir novas diretrizes para o ano de 2023. Os demais componentes não participaram por motivos de compromisso profissional.
Entre os assuntos a serem retomados para o próximo ano, a Comissão reafirmou a pretensão de voltar a se reunir presencialmente, para dar mais dinamismo e agilidade às ações do grupo, favorecendo ainda mais o debate das inúmeras questões que permeiam a abordagem da Saúde Única e da Saúde Pública no país, onde a presença e participação ativa dos médicos-veterinários se faz cada vez mais presente.
“Diante disso, nosso planejamento para 2023 está voltado para a promoção cursos e capacitações, de forma que nossos colegas possam atualizar ou aprofundar os conhecimentos para o enfrentamento dessa nova realidade brasileira”, afirmou a Dra. Karla Almeida.
De acordo com os membros da Comissão, a pandemia deixou ainda mais claro o quanto a Medicina Veterinária tem a contribuir no controle de doenças que vêm afetando as pessoas e sua interligação com os animais e o meio ambiente, a chamada Saúde Única.
Um dos eventos listados pela Comissão para serem realizados em 2023 foi o Curso de Responsabilidade Técnica em Estabelecimentos de Origem Animal, no qual o médico-veterinário Otto Cabral Portela, também integrante da CRSPV, falará sobre o segmento – onde há grande atuação dos profissionais alagoanos – e os sistemas de inspeção.
O evento, anteriormente programado para o mês de julho, não pode ser realizado por conta da ocorrência de fortes chuvas à época, seguido das restrições das ações de comunicação durante o período eleitoral, e, portanto, remanejado para o próximo ano.
Outro ponto destacado pelo presidente da Comissão, Dr. Paulo Wianês, foi a participação no IX Seminário Nacional de Saúde Pública Veterinária, promovido entre os dias 08 e 10 de novembro pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, na cidade de São Paulo (SP).
O evento debateu questões pertinentes à Saúde Única e Zoonoses, e discutiu também a importância de uma maior participação dos médicos-veterinários na elaboração de propostas para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que beneficiem e promovam o reconhecimento do profissional da área dentro da estrutura do SUS, como agente direto do controle de zoonoses na saúde pública.
“Trabalhamos efetivamente na elaboração de propostas voltadas à valorização do profissional nas vigilâncias sanitárias, nas vigilâncias epidemiológicas, nos centros de zoonoses, para que, nessa discussão mais ampla, nossa participação seja mais reconhecida e mais valorizada”, ressaltou Wianês.
Assessoria de Comunicação do CRMV-AL