Regional alagoano integrou ação conjunta que interditou clínica veterinária por irregularidades e maus-tratos em Maceió
25 de julho de 2023 – Atualizado em 25/07/2023 – 11:36pm
O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas (CRMV-AL) integrou, na manhã desta terça-feira (25), uma operação conjunta desencadeada pela Delegacia de Crimes Ambientais e Proteção Animal da Polícia Civil, que resultou na interdição de uma clinica veterinária localizada no bairro de Jaraguá.
De acordo com o delegado Robervaldo Davino, o estabelecimento inspecionado na operação, é alvo de três inquéritos policiais que estão em andamento, com denúncias de maus-tratos aos animais submetidos a atendimento e/ou tratamento no local.
“Na visita técnica de hoje, reunimos órgãos ambientais e que atuam na defesa dos animais para averiguar de fato as denúncias sobre o estabelecimento. Com o final os trabalhos, o local acabou sendo interditado e todas as informações e provas coletadas foram encaminhadas para a fundamentação da investigação policial”, destacou o delegado.
Além do Regional alagoano, participaram da operação o Instituto do Meio Ambiente, a Vigilância Sanitária de Maceió, o Batalhão Ambiental da Polícia Militar e da Superintendência de Proteção aos Animais da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef).
Na inspeção técnica, foram constadas inúmeras irregularidades, a exemplo da ausência de documentos obrigatórios, medicamentos com prazo de validade vencido há, pelo menos dois anos e destinação irregular de resíduos. Somado a esses fatores, a falta de licenciamento ambiental exigido pela Lei Estadual 6787/06, levou à interdição do local. Os responsáveis foram levados à Central de Flagrantes.
O CRMV-AL foi representado na operação conjunta pela conselheira efetiva Maria Clara Carlos e pela assessora técnica da fiscalização, Mariana Macedo que, entre outras irregularidades, constataram que a clínica veterinária continuava sem autorização para realizar internações e cirurgias, como já havia sido detectado em ação fiscalizatória anterior, quando foi lavrado auto de infração e multa para o estabelecimento.
“Reuniremos todas as informações acerca das inconformidades encontradas na clínica e encaminharemos em forma de relatório à Delegacia de Crimes Ambientais, para garantir a fundamentação aos inquéritos já existentes e dados os encaminhamentos necessários”, frisou Mariana Macedo.
Para saber mais informações sobre como denunciar situações de maus-tratos aos animais, acesse a área de DENÚNCIAS no site do CRMV-AL (www.crmv-al.org.br).
Assessoria de Comunicação do CRMV-AL.