CRMV-AL integra reunião no MP-AL que discute situação de abrigo de animais da Santa Amélia
Assegurando a representatividade do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas como órgão consultivo nos assuntos relacionados à medicina veterinária e à zootecnia no Estado, a presidente do CRMV-AL, Dra. Annelise Nunes, e a conselheira Maria Clara da Silva, participaram, na sexta-feira (02/02), de reunião promovida pelo Ministério Público Estadual (MP-AL), com órgãos públicos, representantes da sociedade civil e instituições.
O objetivo da reunião, coordenada pelo promotor de Justiça Alberto Fonseca, foi fazer uma avaliação conjunta do andamento da agenda resolutiva proposta para um abrigo de animais – cães e gatos – localizado no bairro Santa Amélia, em Maceió, denunciado em setembro do ano passado por manter mais de 200 animais em situação constatada como maus-tratos.
Dentre as inúmeras ações propostas e articuladas pelo Ministério Público para os responsáveis pelo abrigo, estava a mudança de local de suas instalações, para um espaço adequado ao quantitativo de animais abrigados, medida que ainda não foi atendida.
“Nesse caso, assim que o novo espaço do abrigo for definido, será realizada a inspeção das instalações desse local por nosso Regional, juntamente com a UVZ de Maceió, observando os critérios da legislação pertinente a abrigos e ao bem-estar animal, assim como o registro do médico-veterinário que atuará como responsável técnico do estabelecimento”, ressaltou a presidente Annelise Nunes.
Além do CRMV-AL, participaram da reunião representantes da Comissão de Bem-Estar Animal da OAB/AL, Secretaria do Bem-Estar Animal de Maceió (Sebema), Superintendência da Defesa e Proteção dos Animais da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), Delegacia de Crimes Ambientais e Proteção Animal e Ufal, que integram o Grupo de Trabalho de Bem-Estar Animal no Estado.