Importância e visibilidade de profissionais na Saúde Única motivam ações da Comissão de Saúde Pública Veterinária do CRMV-AL em 2024
22 de fevereiro de 2024 – Atualizado em 22/02/2024 – 4:50pm
Empenhada em colocar o conceito de Saúde Única em maior evidência no Estado, a Comissão de Saúde Pública Veterinária (CRSPV) do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas (CRMV-AL) deu início, no último dia 16/02, ao planejamento das ações a serem desenvolvidas pelo grupo em 2024.
Fundamental na atuação do médico-veterinário e também do zootecncista, por representar a interligação entre a saúde animal, a saúde humana e o meio ambiente, o conceito de Saúde Única será abordado pela Comissão junto aos profissionais em formação e à população, em ações pontuais e direcionadas.
“Junto aos futuros profissionais, a ideia é ampliar os horizontes para outros nichos onde nossa atuação também é essencial. E, junto ao grande público, destacar a importância do nosso papel no bem-estar e qualidade de vida da sociedade, que não se limita ao cuidado com os animais”, frisa o presidente da Comissão, Méd.-Vet. Paulo Wianês.
Dentro dessa perspectiva, foram discutidas iniciativas como o estreitamento de parcerias com instituições de ensino superior e órgãos afins. Outra medida, que já está sendo colocada em prática pela Comissão, é a elaboração de conteúdo educativo para estimular o conhecimento e mudança de comportamentos.
“Abordar questões como a forma adequada de alimentar caninos e felinos comunitários – que vivem nas ruas – a prevenção de doenças transmitidas dos animais aos humanos e nosso papel como agentes diretos do controle de zoonoses na saúde pública também faz parte do trabalho do médico-veterinário”, afirma a Méd.-Vet. Evelynne Marques, que integra a Comissão.
“No que se refere às arboviroses – entre elas a dengue, em evidência nesse momento – nos cabe não só informar os cuidados preventivos contra as doenças, mas principalmente, explicar a interrrelação que existe entre a saúde humana e a saúde animal em situações como essas”, complementa o Méd.-Vet. Clarício Bugarin, membro da CRSPV.
Outro ponto debatido na reunião foi o desconhecimento dos profissionais acerca dos códigos de ética de cada profissão, fator que já vem despertando a preocupação do Regional, por ter, como resultado, o aumento de denúncias e processos éticos. A questão será alvo de novas ações educativas do CRMV-AL, a serem desenvolvidas em parceria com a Comissão.
Além do presidente da Comissão, Paulo Wianês, e dos médicos-veterinários Clarício Bugarin e Evelynne Marques, participaram da reunião – que passou a ser mensal – a Méd.-Vet. Karla Danielle Almeida e o Méd.-Vet. Rael Lucas Almeida, também componentes da CRSPV.