Chocolate é bom, mas não para seu pet!
Com a chegada da Páscoa, poucos são aqueles que resistem à tentação de um dos alimentos mais característicos dessa época: o chocolate.
Sempre bem-vinda para os humanos, a ingestão de chocolate, no entanto, não é bem aceito pelo organismo de cães e gatos, por oferecer um alto risco de intoxicação, podendo levar o animal a quadros graves e até a óbito.
Isso ocorre por causa da teobromina, uma substância encontrada nos grãos do cacau, matéria-prima do chocolate, que é extremamente tóxica para os pets. Quanto maior a quantidade de cacau, ou seja, quanto mais amargo e escuro, maior será o risco em caso de ingestão acidental pelo animal.
E o que fazer se o pet comeu sem você perceber?
Diante dessa situação, o CRMV-AL orienta que o tutor mantenha sempre em mãos o contato de um médico-veterinário, para a ocorrência de qualquer emergência. Será necessário ficar atento a sintomas como vômitos, diarreias, taquicardia e convulsões, pois eles variam de acordo com a quantidade de chocolate ingerido pelo animal e podem evoluir para um quadro de insuficiência hepática, levando o pet a óbito.
Tudo bem você querer agradar o seu amigo de quatro patas, mas dê a ele apenas petiscos próprios para pets!