Balanço trimestral aponta avanços nas ações de fiscalização do CRMV-AL
16 de julho de 2025 – Atualizado em 16/07/2025 – 2:39pm
Resultado direto das ações definidas pelo Plano de Fiscalização 2025, o primeiro balanço das ações da área já aponta para um saldo positivo naquela que é a principal atribuição do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas.
No resumo das ações realizadas entre os meses de abril e junho, um total de 200 estabelecimentos – na Capital e em mais 12 municípios do Estado – foram fiscalizados pela equipe do Regional alagoano.
E apenas nessa primeira etapa do trabalho dos agentes fiscais foi gerado um quantitativo de 293 documentos fiscais, para ajustes e adequações à legislação vigente.
“Pautados nas diretrizes definidas pelo CFMV, nossos fiscais atuam com com uma abordagem de orientação acerca das normas legais, para que os médicos-veterinários, zootecnistas e empresas exerçam suas atividades com qualidade e de forma ética e transparente, fortalecendo e valorizando as profissões junto à sociedade”, destacou a presidente do CRMV-AL, Annelise Nunes.
Nas ações fiscalizatórias, têm sido detectadas como infrações mais pontuais nos estabelecimentos a ausência do registro obrigatório no CRMV-AL, a inexistência de Responsável Técnico e irregularidades que vão de encontro às disposições da Resolução 1.275/2019, que estabelece as condições para o funcionamento de estabelecimentos médicos-veterinários.
“Após a qualificação de nossos fiscais, pudemos formatar um planejamento efetivo para as ações de fiscalização com o nosso Plano, que hoje é pautado nas possibilidades e, principalmente, prioridades do Regional. Dessa forma, temos atingido os objetivos de otimizar os recursos empregados e estimular a melhoria dos serviços”, ressalta a assessora técnica do Regional, Mariana Macedo, que coordena as ações de fiscalização.
Os dados do balanço de ações do Regional alagoano foram incluídos no Relatório Trimestral de Monitoramento dos Indicadores da Fiscalização do Sistema CFMV/CRMVs de 2025.
Alguns registros de irregularidades detectadas nas ações fiscalizatórias: