Egressa da Ufal está entre 50 brasileiros participantes do congresso WC13
3 de outubro de 2025 – Atualizado em 07/10/2025 – 12:20am
É o maior evento mundial que abordou alternativas em uso de animais nas ciências da vida
O 13º Congresso Mundial de Alternativas e Uso de Animais nas Ciências da Vida (WC13) é considerado o principal fórum internacional para discussão de avanços científicos e regulatórios relacionados à substituição, redução e refinamento do uso de animais em pesquisa, ensino e regulamentação. O encontro aconteceu no Rio de Janeiro, na primeira semana deste mês, e reuniu pesquisadores, representantes da indústria, órgãos governamentais e organizações da sociedade civil. Entre eles, a egressa Evelynne Marques de Melo, do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Alagoas.

Evelynne esteve entre os 50 estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação selecionados para participar do evento, que desenvolvem pesquisas na área de métodos alternativos. Durante o mestrado em Ciência Animal, ela foi contemplada com um referencial criado dentro da Ufal, um modelo substituto ao uso de animais vivos em treinamentos cirúrgicos de ovariohisterectomia e orquiectomia em cadelas e gatas. O projeto ganhou destaque nacional e pode ser conferido aqui: Pós-graduanda em Veterinária cria modelo alternativo para cirurgia em animais – Método premiado descarta a necessidade do uso de animais vivos para treinamento cirúrgico
Atualmente, ela é doutoranda no Programa Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas (Sotepp) da Unima-AL, onde vem aprimorando sua pesquisa. Promovido pela Fiocruz, o WC13 aconteceu pela primeira vez no Hemisfério Sul. A programação deste ano destacou os princípios dos 3Rs — reduction (redução), refinement (refinamento) e replacement (substituição) — em uma perspectiva que integra saúde humana, animal e ambiental.
Vaja a matéria na íntegra AQUI.
Texto: Ascom Ufal