Sessão Plenária aprova proposta orçamentária para 2026, discute questões administrativas e debate indicações ao Prêmio Abelardo Moura
3 de outubro de 2025 – Atualizado em 03/10/2025 – 9:36pm
O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas (CRMV-AL) realizou, no último dia 22/09, mais uma sessão plenária em ambiente virtual, dessa vez, conduzida pelo vice-presidente Diogo Câmara, em razão da participação da presidente Annelise Nunes na Câmara Nacional dos Presidentes (CNP) do Sistema CFMV/CRMVs, no Rio de Janeiro (RJ).
A plenária contou com a participação da secretária-geral, Karyna Alves, da tesoureira, Maria Clara da Silva, e dos conselheiros Alisson Torres, Flaviana Wanderley, Anita Schettino, Katheryne Wanderley Cerqueira, Karla Danielle Soares, Felipe Bastos e José Adil Mendes, além dos assessores Vitor Gaia e Izaías Gomes, dos setores jurídico e contábil.
Entre os principais temas discutidos, esteve a aprovação da proposta orçamentária para 2026, no valor de R$ 1,9 milhão, e a segunda reformulação orçamentária de projetos a serem realizados com recursos do Programa de Desenvolvimento para os CRMVs (Prodes), criado pelo CFMV para fomentar iniciativas nas áreas de fiscalização, infraestrutura, inovação e transparência, além de ações de fortalecimento das profissões no Estado. Ambos os pontos foram aprovados por unanimidade.
A plenária também abriu espaço para que fossem feitas as indicações ao Prêmio Médico-Veterinário Abelardo Teixeira Moura, que é concedido anualmente como parte das comemorações do mês do médico-veterinário a profissionais da área e instituições. Alguns nomes foram sugeridos, mas ainda serão avaliados pela Diretoria e Conselheiros na próxima plenária.
Outro assunto relevante discutido na plenária foi o estreitamento de relações com os demais órgãos de fiscalização que atuam em parceria com o Regional alagoano. A ideia é não só realizar as ações, mas discutir uma uniformidade dos procedimentos.
Entre as sugestões colocadas na plenária estiveram uma proposta de reunião conjunta para alinhar, com base nas legislações vigentes, normas e critérios para as inspeções, além de capacitações relacionadas à responsabilidade técnica dos estabelecimentos, visando uma ampliação das parcerias com a Vigilância Sanitária, a Adeal e a Superintendência do Ministério da Agricultura em Alagoas.
A sessão foi encerrada com encaminhamentos voltados ao fortalecimento do diálogo interinstitucional e à valorização da Medicina Veterinária em Alagoas.