CRMV-AL participa da CONAF, tem empenho premiado e reforça atuação integrada da fiscalização no Sistema CFMV/CRMVs
4 de dezembro de 2025 – Atualizado em 04/12/2025 – 4:24pm

O CRMV-AL esteve presente na 1ª Conferência Nacional de Fiscalização do Sistema CFMV/CRMVs, que reuniu em Brasília (DF), em novembro, gestores, fiscais e representantes de regionais para discutir e fortalecer as ações de fiscalização, consolidando uma atuação transparente e integrada em todo o país.
Representado pela presidente Annelise Nunes, pela assessora técnica de fiscalização, médica-veterinária Mariana Macedo, pelos agentes fiscais Renata Tavares e Leonardo Marinho, e pelo assessor jurídico Vitor Gaia, o Regional alagoano foi agraciado, logo na abertura do evento, com o Prêmio Nacional de Fiscalização, na categoria “Incentivo à Capacitação em Fiscalização”, num reconhecimento ao empenho demonstrado pela equipe nos cursos e treinamentos disponibilizados pelo CFMV, no aperfeiçoamento das ações do Conselho em sua principal atribuição.
De acordo com a assessora técnica e coordenadora de fiscalização, médica-veterinária Mariana Macedo, a atual gestão vem reestruturando as ações do setor desde fevereiro, por meio da contratação de servidores concursados, da definição de novas diretrizes e novos equipamentos.
“A realização de concurso e a elaboração do plano de fiscalização do Regional foram os principais marcos na reestruturação de nossa atividade, que, somados à agenda de treinamentos intensa disponibilizada pelo CFMV, tornaram possível uma rotina contínua na fiscalização, com autuações mais eficientes e redução de inconsistências, gerando credibilidade e destaque no âmbito na fiscalização do Sistema”, frisou Dra. Mariana.
Para a agente fiscal Renata Tavares, a equipe tem encontrado nos treinamentos e cursos as ferramentas necessárias para atuar de forma ética e consistente em favor da sociedade.
“Temos trabalhado continuamente para otimizar e padronizar os procedimentos fiscalizatórios do CRMV-AL, conhecimento que tivemos a oportunidade de aprofundar na Conferência, compartilhando experiências e avanços também dos demais regionais, possibilitando o fortalecimento do Sistema e protegendo a sociedade,” destacou Renata.
De acordo com Leonardo Marinho, que também integra o setor, a fiscalização exige uma atualização constante, então, para ele, o reconhecimento nacional simboliza exatamente o compromisso que a equipe assumiu, de evoluir diariamente.
“Ver nosso empenho nas capacitações ser reconhecido nos dá ainda mais energia para continuar aprimorando nossos processos, reduzindo divergências e servindo à sociedade com a seriedade e transparência que as profissões exigem”, frisou o agente fiscal.
A presidente Annelise Nunes destacou ser motivo de orgulho o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado pela equipe e agradeceu ao CFMV pelo apoio contínuo, pelo estímulo ao fortalecimento institucional e pela parceria que tem permitido avanços significativos na atuação do Regional de Alagoas.
Realizada com a proposta de promover a troca de experiências e o alinhamento e eficiência das ações na atividade-fim do Sistema, a Conaf 2025, promovida pelo CFMV, contou com palestras, oficinas, mesas redondas e diálogos sobre temas técnicos, que aprofundaram o conhecimento sobre práticas e normativas aplicadas aos procedimentos fiscalizatórios dos regionais, de forma a assegurar segurança jurídica e coerência institucional nas decisões.
