Números da fiscalização do CRMV-AL superam resultados do segundo trimestre
31 de dezembro de 2025 – Atualizado em 09/01/2026 – 12:02pm
A equipe de fiscalização do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas manteve, em 2025, foco permanente em fortalecer a credibilidade da medicina veterinária e da zootecnia e na proteção da sociedade, com o objetivo de assegurar serviços de qualidade e fazer cumprir as normativas.
No último semestre, os investimentos na estruturação da equipe, novos equipamentos e uma maratona de capacitações, renderam resultados ainda mais positivos, atingindo quase o dobro das intervenções do primeiro semestre.
De julho a novembro, foram gerados 541 documentos fiscais – 352 termos de constatação, 155 autos de infração e 34 termos de fiscalização – para ajustes e adequações à legislação vigente.
Somando esforços à Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), ação coordenada pelo Ministério Público Estadual (MPE), e cumprindo o roteiro de 6 rotas pelo interior do Estado, definidas dentro do Plano de Fiscalização do regional para 2025, as ações fiscalizatórias do CRMV-AL chegaram a mais 32 municípios, além da Capital. Com os dados do 1º semestre, o alcance das ações chegou a um total de 44 cidades alagoanas, uma marca bastante significativa.
Nas ações realizadas pela equipe, as infrações mais encontradas nos estabelecimentos continuam a ser a ausência do registro obrigatório no CRMV-AL, a ausência de Responsável Técnico e irregularidades que contrariam a Resolução 1275/2019 do CFMV, como falhas no fluxo, instalações ou equipamentos necessários ao atendimento dos animais. Na maior parte dos processos administrativos, os estabelecimentos já se regularizaram ou implementaram as medidas corretivas necessárias.
É o CRMV-AL atuando para garantir as atividades profissionais com integridade e ética.
