Presidente do CRMV-AL integra comitiva que mobiliza Congresso Nacional contra PLs que ameaçam Medicina Veterinária
17 de março de 2025 – Atualizado em 17/03/2025 – 5:41pm
A presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas, Annelise Nunes, marcou presença em Brasília (DF), na última semana, para somar esforços à mobilização coordenada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária junto a deputados federais e senadores, em torno de pautas fundamentais para a Medicina Veterinária e a Zootecnia.
A atividade fez parte da agenda da 1ª Câmara Nacional de Presidentes (CNP) do Sistema dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária, realizada entre os dias 11 e 13/03, que também debateu temas que impactam diretamente o exercício das profissões, possibilitando o aperfeiçoamento e a valorização do trabalho de médicos-veterinários e zootecnistas.
Acompanhada por presidentes e representantes de Conselhos Regionais de Medicina Veterinária de todo o país, além da diretoria do Conselho Federal, a presidente participou, no Congresso Nacional, das reuniões com parlamentares que demonstraram interesse pelas pautas apresentadas.
Na Câmara dos Deputados, os debates giraram em torno da tramitação do Projeto de Lei (PL) 3614/2015, que propõe criminalizar o exercício ilegal da profissão, garantindo mais segurança para os animais e a sociedade. Também foi discutido o PL 4262/2023, que prevê a criação de um Exame de Habilitação Profissional para médicos-veterinários recém-formados, assegurando a qualificação dos profissionais que ingressam no mercado.
No Senado Federal, a comitiva tratou de esclarecer com os parlamentares os riscos representados pelo PL 3665/2024, que ameaça a prática veterinária, a qualidade do atendimento, a saúde do animais e a saúde pública, ao permitir que outros profissionais possam atuar na área de análises clínicas médico-veterinárias.
“Foi um momento histórico para a Medicina Veterinária brasileira. A união de todo o Sistema CFMV/CRMVs no Congresso Nacional demonstra nossa força e compromisso em defender pautas importantes para o avanço das profissões e para a valorização dos profissionais”, pontou Dra. Annelise.
Todos os parlamentares simpatizantes da causa animal no Congresso Nacional foram contatados pelo CFMV através de ofício, mas não houve retorno, durante a realização da CNP, por parte dos deputados federais e senadores alagoanos, assim como de outros Estados. O Sistema CFMV/CRMVs continuará mobilizado junto aos parlamentares em torno da tramitação dos projetos de lei.