CRMV-AL define ações e Plano de Fiscalização 2025 com suporte técnico do CFMV
21 de março de 2025 – Atualizado em 21/03/2025 – 12:26pm
O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas (CRMV-AL) deu início às atividades do setor de fiscalização com força total em 2025. Após a nomeação de novos servidores concursados para a área, toda a equipe foi capacitada e definiu, com a elaboração do Plano de Fiscalização do Regional, ações efetivas de aprimoramento e fortalecimento da fiscalização do exercício profissional no Estado, conforme a legislação vigente.
Numa semana intensa de trabalho, a assessora técnica Mariana Macedo e os agentes fiscais Renata Tavares e Leonardo Marinho participaram de um treinamento disponibilizado pelo Núcleo de Apoio aos Regionais (NAR) do CFMV, seguido do trabalho externo, com a fiscalização de estabelecimentos veterinários.
Ministrada pelo agente fiscal Daniel José de Sousa, que atua como suporte técnico do NAR junto aos regionais, a capacitação orientou a equipe quanto às diretrizes do Sistema CFMV/CRMVs para a área e pontos fundamentais da legislação a serem aplicados na abordagem aos estabelecimentos e profissionais, além de ferramentas e procedimentos que otimizam o trabalho no dia a dia.
“Foi uma grande oportunidade de conhecermos mais a fundo as diretrizes que vêm garantindo uma fiscalização mais eficiente e produtiva aos regionais e seguirmos alinhados às ações do Sistema. Iremos a campo a partir de agora ainda mais empenhados em promover a qualidade dos serviços veterinários e zootécnicos no Estado”, ressaltou a assessora técnica do CRMV-AL, Mariana Macedo.
Além de promover a qualificação dos novos membros do setor, o treinamento da equipe possibilitou a elaboração do Plano de Trabalho do Setor de Fiscalização para 2025. Fundamentado no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) do CFMV, o planejamento criado pelo regional alagoano tem o objetivo de nortear as ações a serem executadas pelo CRMV-AL durante todo esse ano, dentro das possibilidades e prioridades do Conselho.
“Temos trabalhado continuamente na organização e modernização dos nossos procedimentos internos e a fiscalização, nossa principal atribuição, está sendo renovada e ampliada, para atuar em favor dos profissionais e da sociedade, visando não só garantir a efetividade de nosso trabalho, mas também o fortalecimento e valorização da Medicina Veterinária e da Zootecnia”, destaca a presidente do CRMV-AL, Annelise Nunes.
Para ser executado, o Plano de Trabalho do Setor de Fiscalização para 2025 deverá ser apresentado e submetido à aprovação da Diretoria Executiva e Conselheiros do Regional alagoano, em plenária mensal, que ocorrerá nesta sexta-feira, 21/03.