Com participante de representante do Regional Alagoas, agenda institucional da Zootec 2025 discute panorama e estratégias de ensino da Zootecnia
8 de outubro de 2025 – Atualizado em 02/11/2025 – 10:10pm
O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas marca presença, desde a última segunda-feira (06/10), nos eventos do 34º Congresso Brasileiro de Zootecnia, o Zootec 2025, que acontece no Centro de Convenções de Salvador (BA).
Representado pelo zootecnista e professor Elton Lima Santos, que preside a Comissão de Educação em Zootecnia do CRMV-AL e integra a Comissão Nacional de Educação em Zootecnia, o Regional de Alagoas participa assim, do debate nacional em torno do tema “Soluções Para Um Futuro Sustentável”.
Com uma agenda institucional organizada pela Comissão Nacional de Educação em Zootecnia (CNEZ) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em parceria com a Associação Brasileira de Zootecnia (ABZ), os trabalhos tiveram início com a realização do I Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Ensino da Zootecnia, ocorrido no auditório do CRMV-BA.
Durante o Fórum, que contou com a representação de 23 regionais e abertura feita pela presidente do CFMV, Dra. Ana Elisa de Almeida, junto aos presidentes da CNEZ, Zoot. Diego Peres Netto, do CRMV-BA, Dr. Lúcio Leopoldo Aragão, e da CEEZ/CRMV-BA, Zoot. Flávio Longui, os participantes debateram o panorama atual do ensino da Zootecnia no Brasil, além dos desafios e oportunidades nessa área.
“Como representante do Regional alagoano e da CNEZ, tive a oportunidade de coordenar, junto aos demais colegas da Comissão Nacional, as reuniões dos grupos de trabalho que debateram pontos como ameaças e oportunidades do EaD na Zootecnia, entre outras questões relevantes. Tem sido dias muito proveitosos e que certamente irão fortalecer nossa atuação por todo o país”, ressaltou Elton Santos.
Além do Fórum e da grade técnico-científica do evento, o Zootec 2025 também sediou a 30ª Reunião Nacional de Ensino da Zootecnia, onde os participantes fizeram uma avaliação dos cursos de Zootecnia e discutiram novas tecnologias de ensino e estratégias voltadas à captação e retenção de estudantes de Zootecnia.
