Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária lançam campanha dos 45 anos do Sistema CFMV/CRMVS no Projeto Ação Global
28 de maio de 2013 – Atualizado em 28/05/2013 – 12:00am
No último sábado (18), os Conselhos Regionais e Federal de Medicina Veterinária estiveram engajados no lançamento da Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens, que marcará o 45º ano de atividade do Sistema CFMV/CRMVs. A primeira de uma série de mobilizações que serão feitas no decorrer do ano foi fruto de uma parceria com as Organizações Globo e o Sesi: a Ação Global.
Convidado para estar presente em sete praças: Distrito Federal, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais, o Sistema CFMV/CRMVs ofereceu ao público da Ação Global um serviço diferenciado. A ideia foi plantar uma semente, fazer com que os brasileiros tomem pé da situação delicada de hoje para que a realidade das futuras gerações seja bem diferente. A criançada pode entender, de forma lúdica, como o tráfico de animais selvagens ameaça o patrimônio natural do Brasil e o que pode ser feito para mudar tal cenário.
“As crianças são excelentes disseminadoras. Procuramos instigar a garotada, levar informações e promover a conscientização dos adultos. A captura, a venda e a receptação ilegais de animais são formas cruéis de violência contra nossa fauna. De olho nisso, uma das bandeiras do Sistema CFMV/CRMVs é a proteção das espécies ameaçadas pelos traficantes”, detalhou o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Benedito Fortes de Arruda
Atividades
Cada praça contou com dois Médicos-Veterinários preparados para sensibilizar quem passasse pelas tendas quanto ao tema. Os dois profissionais estiveram à disposição também para conversar com os interessados sobre os animais, suas peculiaridades e curiosidades. Junto a eles animadores infantis distribuíram cartilhas e passaram o dia contando histórias especiais que abordam o assunto. Os animadores fizeram ainda pintura no rosto dos pequenos e deram um colorido a mais ao ambiente com a balão-mania (brincadeira que propõe a criação artística de animais por meio de balões).
Para os adultos, também foram apresentados documentários que mostravam como funciona o tráfico de animais e a importância do Médico-Veterinário para o bem-estar deles e da humanidade. “Ficamos muito felizes com o convite da Globo e temos certeza que realizamos um ótimo trabalho. Vamos solidificar essa parceria para, nos próximos anos, estarmos presentes na Ação Global de todas as capitais do País”, destacou Arruda.
Saiba mais
A Ação Global é um programa social do SESI e da Rede Globo que, em seus 18 anos de história, já prestou mais de 41 milhões de atendimentos. Durante um dia inteiro, o SESI e a Rede Globo, juntamente com outros parceiros, somam esforços para oferecer serviços nas áreas de educação, alimentação, saúde, esporte, lazer, cultura e cidadania para a população. A Ação Global Nacional foi realizada no dia 18 de maio, no horário das 9h às 17h.