Regional comemora Dia do Médico Veterinário destacando importância profissional na saúde pública
3 de setembro de 2013 – Atualizado em 03/09/2013 – 12:00am
Qualificado para desempenhar mais de 100 atividades profissionais, o Médico Veterinário comemora seu dia, na próxima segunda-feira (09), mostrando que pode ir muito mais além da responsabilidade com o trato animal.
A preservação do meio ambiente e a inspeção da qualidade dos produtos alimentícios de origem animal são apenas duas das atividades que se somam aos cuidados com os animais no que refere ao desempenho destes profissionais, que também atuam no melhoramento genético das espécies, na pesquisa agropecuária, nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e em muitos outros setores, contribuindo para o desenvolvimento da economia do país e para o equilíbrio da saúde animal, da saúde humana e da saúde do nosso planeta.
Para marcar a data, o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/AL) escolheu o tema “O Médico Veterinário na Saúde Pública” que estará direcionando todos os debates dos eventos que celebram o dia dedicado a este profissional. Definida em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Maceió, a programação fará uma abordagem acerca das doenças consideradas endêmicas em Alagoas, como Mormo, Brucelose Animal e Humana, Tuberculose Bovina e Leishmaniose Visceral Canina, e os debates conduzidos por profissionais especializados servirão de base para ações de prevenção e controle junto aos Médicos Veterinários alagoanos que atuam em estabelecimentos como fazendas e clínicas de pequenos animais, além daqueles que pretendem atuar na Estratégia Saúde da Família (ESF), através do NASF.
“O Médico Veterinário não cuida apenas de gato e cachorro. É um profissional que tem papel fundamental no cuidado com a saúde humana porque trabalha não só na preservação das espécies, mas também na pesquisa e desenvolvimento de vacinas, na prevenção, controle e erradicação das doenças que podem ser transmitidas do animal para o homem (zoonoses) e na garantia da qualidade dos alimentos. É essa diversificação que permeia nossa atuação e responsabilidade na sociedade”, frisa o presidente do CRMV/AL, José Heriberto Teixeira.
A programação – realizada com o apoio do CFMV para homenagear os profissionais alagoanos – começa na sexta-feira (06/09), no Hotel Tambaqui, em Maceió, com o Seminário de Saúde Pública, onde serão abordados temas como “Estratégias de Vacinação como Instrumento de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral Canina”, “Programa de Controle da Raiva”, “Aspecto da Brucelose Animal e Humana”, “Mormo”, “Médico Veterinário no NASF: caminhos para consolidação”, “Tuberculose Bovina: epidemiologia e diagnóstico”, “Aspectos Epidemiológicos da Toxoplasmose” e“Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas – SANAR”. No dia seguinte, uma segunda edição do Seminário, acontece na cidade de Major Izidoro, ampliando o alcance da atualização dos conhecimentos para os profissionais dos demais municípios.
No sábado (07), a programação de Maceió – ainda no Hotel Tambaqui – tem sequência a partir das 9h, com o mini-curso “Interpretação de Exames Laboratoriais na Clínica de Pequenos Animais”, ministrado pela Dra. Miriam Teixeira, professora de Patologia Clínica da UFRPE. Às 17h, os participantes do evento assistirão à palestra “Marketing 3.0”, ministrada pela Dra. Karina Costa. E no domingo, todos os profissionais estão convidados para uma grande confraternização no Clube do Médico Veterinário, em Jacarecica, a partir do meio-dia.
Informações e inscrições através do site www.crmv-al.org.br ou pelo telefone 3221-2086.
Ascom SMS