Zootecnista destaque do ano recebe o prêmio Octávio Domingues
13 de maio de 2014 – Atualizado em 13/05/2014 – 12:00am
A relevante contribuição acadêmica oferecida ao ensino e ao desenvolvimento da Zootecnia garantiu ao professor Francisco Fernando Ramos de Carvalho o prêmio Octávio Domingues 2013. A homenagem é conferida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) ao profissional que mais se destacou na área no decorrer do ano.
Carvalho foi homenageado hoje (12/5) durante a realização do Zootec 2014 – o maior evento de Zootecnia do Brasil -, que neste ano acontece no Espírito Santo. O professor recebeu medalha, botton e placa das mãos do presidente do CRMV-ES, Luiz Carlos Barboza Tavares, no Centro de Convenções de Vitória.
Dr. Francisco coleciona os títulos de mestre e doutor na área da Zootecnia. Atualmente, é professor associado do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde exerceu o cargo de Pró-Reitor de Administração. Além de acumular experiência na coordenação de cursos de graduação e pós-graduação, também atuou como membro da Comissão Nacional de Ensino do CFMV, da Comissão do Enade de Zootecnia (Inep/MEC) e Comissão de Acompanhamento Técnico da Avaliação (CTAA/Inep).
A escolha
O CFMV analisou todas as indicações recebidas para concorrer ao prêmio Octávio Domingues. Para decidirem-se pelo agraciado, os conselheiros se reuniram em sessão plenária a fim de analisar de forma detalhada todos os currículos apresentados.
O Prêmio
O nome do prêmio concedido pelo CMFV presta homenagem a Octávio Domingues, autor de diversos estudos de importância para o desenvolvimento da Zootecnia no Brasil. O acreano nascido em Xapuri foi o primeiro professor de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura do Pará, em 1918. Graduou-se como engenheiro agrônomo em Piracicaba (SP) e pós graduou-se nos Estados Unidos. Lecionou a disciplina ‘Zootecnia Geral’ na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, onde cursou a graduação. Mais tarde, passou a professor catedrático de Zootecnia Especial da Escola Nacional de Agronomia, hoje Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Representando a Universidade carioca, integrou a equipe de professores enviados aos EUA para avaliação dos procedimentos administrativos, didáticos, de pesquisa agronômica e extensão rural adotados pelo Sistema Universitário Norte-Americano dos “Laind Grant Colleges”.
Assessoria de Comunicação do CFMV