Zootecnia da Uneal realiza VII Encontro de Zootecnia
29 de agosto de 2014 – Atualizado em 29/08/2014 – 12:00am
O Curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), realiza, nos dias 09, 10,11 e 12 de setembro, no Campus Santana do Ipanema, o VII Encontro de Zootecnia e II Sertão Empreendedor. O foco do evento será a “Biodiversidade e Uso Sustentável da Caatinga no Semiárido Alagoano”, tema que será abordado logo na abertura do Encontro, que acontece no dia 09, às 19h30, pelo Prof. Msc. Antônio Eurico Travassos.
Para as manhãs do evento, estão programadas inúmeras palestras. No dia 10, serão ministradas as seguintes: “Gerenciamento de fábricas de ração”, pelo Prof. Dr. Luiz Torres; “Projeto de irrigação automático e autossustentável para pequenos produtores que margeiam o Canal do Sertão”, pelo Profs. Drs. Gilberto Gouveia Neto, Dácio Rocha Brito e Davi Bibiano Brito; “Manejo reprodutivo de equinos”, pelo Prof. Dr. Thiago Moraes; e “Planejamento estratégico da alimentação de pequenos ruminantes em região semiárida”, pelo Prof. Dr. Fábio Sales da Cunha.
No dia 11, serão “Produção de leite no semiárido”, pelo Zootecnista José Sidney Lima; “Produção de forrageiras”, pelo Prof. Msc. José Edmilson de Brito; “Produção de Biogás e Biofertilizantes a partir de dejetos da suinocultura”, pelo Prof. Msc. José Ribeiro da Silva; e “Eficiência do uso da água na região semiárida visando identificar a cultura de baixo consumo”, pelo Prof. Dr. Cícero Teixeira Costa.
No último dia do evento (12/09), serão abordados em palestras os seguintes temas: “Recentes avanços na nutrição de peixes”, pelo Prof. Dr. Elton Lima Santos; e “Suplementação de bovinos de corte”, pelo Prof. Dr. Fábio Fregadolli.
No período da tarde, os participantes poderão atualizar ainda mais os conhecimentos com os 9 minicursos que estão sendo oferecidos: Criação de peixes de espécies nativas de forma sustentáve (20 vagas); Programas para balanceamento de ração para ruminantes (12 vagas); Abate humanitário de suínos, bovinos e aves (40 vagas); Métodos de levantamento fitossociológico e florístico no semiárido (20 vagas); Elaboração de projetos agropecuários (15 vagas); Inseminação artificial em ovinos e caprinos (12 vagas); Produção e nutrição de raças caprinas e ovinas criadas no semiárido (20 vagas); Prática extensionista em programas de desenvolvimento comunitário (40 vagas); e Manejo nutricional de vacas leiteiras (20 vagas).
Informações pelos telefones (82) 9951-3366 / 9960-3943 / 9316-5561 ou pelo Facebook Grupo VII Encontro de Zootecnia.