Curso de Responsabilidade Técnica mobiliza profissionais em Maceió e Major Izidoro
11 de junho de 2015 – Atualizado em 11/06/2015 – 12:00am
O CRMV/AL proporcionou aos profissionais de Maceió e do interior, reunidos no município de Major Izidoro, uma nova oportunidade de atualização de conhecimentos, com a realização do Curso de Responsabilidade Técnica e Ética Profissional.
Ministrado pelo Médico Veterinário Geraldo Marcelino Carneiro Pereira do Rêgo – que atua como Fiscal Agropecuário do Ministério da Agricultura e integra a Comissão Nacional de Assuntos Políticos (CONAP) do CFMV – o curso teve como foco de apresentação o tema “Direitos, Deveres e Atuação do Médico Veterinário e do Zootecnista como Responsável Técnico”.
De acordo com o Dr. Geraldo Marcelino, a existência de novas resoluções do CFMV sobre as questões relativas à atividade vem alertando os profissionais para que estejam mais atentos às suas responsabilidades. Segundo ele, isso tem se refletido com maior força na área de pequenos animais, onde notadamente há uma maior incidência de processos movidos por consumidores insatisfeitos com o serviço ou produto oferecido.
“O consumidor atual está muito mais atento e consciente acerca das ferramentas que pode utilizar para fazer valer seus direitos, por isso, há uma preocupação maior entre os profissionais que exercem essa atividade, no que diz respeito ao cuidado de se evitar processos éticos profissionais e processos na justiça comum”, reforça Marcelino.
Atento às orientações repassadas no curso, o Médico Veterinário Filipe Vasconcelos ficou satisfeito por ter aproveitado a oportunidade. Formado há pouco tempo, ele acabou de receber uma proposta para atuar como responsável técnico e disse que agora se sente mais preparado para exercer a atividade.
“O curso foi uma grande oportunidade para que eu pudesse esclarecer alguns pontos vistos no Manual do Responsável Técnico editado pelo Conselho, possibilitando aos participantes esclarecer melhor, do ponto de vista de quem tem a experiência de trabalho nessa área, a legislação que rege a atividade. Agora me sinto mais preparado para atuar”, disse Dr. Filipe, destacando a iniciativa do CRMV/AL em garantir a atualização dos profissionais alagoanos aqui mesmo no Estado.
“As ações de educação continuada são fundamentais para que os profissionais da área qualifiquem sua atuação, mas também importantes para que os acadêmicos tenham acesso às áreas que vêm despontando como promissoras no mercado de trabalho, por isso continua a ser uma diretriz da gestão do Regional alagoano”, frisou o presidente Thiago Moraes.
Ascom CRMV/AL