Seminário que debateu adequação de matadouros tem participação de Regional alagoano
17 de agosto de 2015 – Atualizado em 17/08/2015 – 12:00am
O CRMV/AL marcou presença, por meio do presidente Thiago Moraes, no seminário “Experiência Exitosa do Estado da Bahia com Projetos e Programas de Incentivo ao Abate Legal”, no início desta semana. A iniciativa, que reuniu representantes do setor agropecuário e prefeitos alagoanos, teve como objetivo conhecer a experiência da Bahia com o abate legal de animais, a fim de promover a adequação dos matadouros do Estado às exigências da legislação em vigor.
Realizado pelo Governo de Alagoas – através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura e da Adeal – em parceria com o Ministério Público Estadual, Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o seminário, realizado na sede da Faeal, apresentou a vivência de quase 20 anos da Bahia no trabalho de conscientização sobre o abate legal naquele Estado.
Em seu relato, o diretor técnico da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária da Bahia, Willadesmon Silva, descreveu como o governo baiano adotou o abate regular como ação estratégica, tendo como pontos norteadores um levantamento da realidade dos municípios e a definição de pólos regionais, adequados com um trabalho consistente de educação sanitária.
Em seguida, o Promotor de Justiça daquele Estado, Roberto Gomes, falou sobre a parceria do Ministério Público da Bahia nas ações do governo para a área, que levaram, inclusive, à estruturação de feiras livres e mercados municipais.
Com base nas informações repassadas no encontro, o governo do Estado pretende apresentar, no prazo de 60 dias, um programa criado de acordp com a realidade de Alagoas, garantindo a segurança alimentar à população.
Foto: Ascom Adeal