Atuação profissional diversificada é foco da Semana do Médico Veterinário
3 de setembro de 2015 – Atualizado em 03/09/2015 – 12:00am
Inserido nos diversos processos que envolvem a saúde animal, a saúde ambiental e a saúde humana, o profissional da Medicina Veterinária atua sempre buscando melhorar a vida das pessoas. É apostando na diversidade dessa atuação profissional, que o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas promove mais uma vez uma grande programação para celebrar o Dia do Médico Veterinário, data comemorada em 09 de setembro.
Tendo como tema principal “A Importância do Médico Veterinário como Responsável Técnico”, o CRMV/AL marca as comemorações da data com a realização da XIV Semana Alagoana do Médico Veterinário e a II Semana deEnsino da Medicina Veterinária, buscando evidenciar a importância do papel desse profissional na sociedade.
“O ponto forte da comemoração é proporcionar atividades de educação permanente, que contribuam para a formação do profissional alagoano”, ressalta o presidente Thiago Moraes.
Programação – Planejada com a finalidade de valorizar os profissionais do Estado, a programação da XIV Semana Alagoana do Médico Veterinário será iniciada na quarta-feira (09), às 20h, na sede do CRMV/AL, com a solenidade de abertura, que será feita pelo presidente do CRMV/AL, Méd. Vet. Thiago Moraes.
Na ocasião, o Regional alagoano também fará a entrega do Prêmio Méd. Vet. Abelardo Teixeira Moura ao Méd. Vet. Sebastião Ávila Ramos e ao engenheiro agrônomo e professor José Wilson Nascimento Porto Sobrinho, além do Prêmio Destaque da Medicina Veterinária Alagoana 2015 ao Méd. Vet. Paulo Henrique Calheiros Costa, num reconhecimento ao trabalho que esses profissionais vêm desenvolvendo em defesa das questões relacionadas à profissão ou áreas afins.
Na quinta-feira (10), a programação científica tem início, na sede do CRMV (Rua 26 de abril, 299, Poço), a partir das 14h, com a mesa redonda “Brucelose e Tuberculose”, que contará com a participação da Comissão de Saúde Pública do CRMV/AL e representantes do Ministério da Agricultura (MAPA), Adeal, Universidades (UFAL e Cesmac), Secretarias de Saúde e CCZ Maceió.
Também na sede do Regional – das 19h às 22h – será realizado o II Seminário de Ensino da Medicina Veterinária, com as palestras “Técnicas/Métodos de Ensino”, ministrada por Maria das Graças Ribeiro Câmara (AL), e “O Ensino da Medicina Veterinária de Animais Selvagens”, apresentada por Rogério Ribas Lange (UFPR).
Mini cursos – Para aprofundar ainda mais os conhecimentos na área, os profissionais e estudantes alagoanos poderão dispor de 5 mini cursos. Neles, os participantes poderão atualizar seus conhecimentos nos seguintes temas: “Odontologia de Animais Selvagens”, com Rogério Ribas Lange (UFPR); “Perícia Criminal em Medicina Veterinária”, com a diretora da Associação nacional de Peritos Criminais Federais em Alagoas, Keyla Wanderley de Cerqueira; “Videocirurgia Aplicada à Medicina Veterinária, com Fernando Wiecheteck (UFAL); “Diagnóstico por Imagem”, com Elói dos Santos Portugal (UFAL); e “Seleção e Manejo de Receptoras Bovinas para Fertilização In Vitro”, com o diretor da Nordeste In Vitro, Lucas Carvalho Pereira.
Os mini cursos serão realizados sexta-feira (11) – das 8h às 12h e das 13h às 17h – e sábado – das 8h às 12h – no Centro de Interesse Comunitário da UFAL e no Cesmac. Apenas o de “Seleção e Manejo de Receptoras Bovinas para Fertilização In Vitro” será integralmente realizado – teoria e prática, das 8h às 17h – na Fazenda Santa Luzia, localizada no Benedito Bentes, propriedade do secretário estadual de Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos. As atividades da sexta-feira também serão antecedidas da palestra “Inserção do Médico Veterinário no Mercado de Trabalho”, a ser realizada por Thiago Moraes e pela vice-presidente do Conselho, Annelise Nunes.
As inscrições podem ser feitas na sede do CRMV/AL e o investimento são duas latas (400g cada) ou um pacote (sachet) de 800g de leite em pó, que serão doados a uma instituição beneficiente.
Ascom CRMV/AL