Plenária do CRMV/AL tem participação do deputado estadual Rodrigo Cunha
10 de novembro de 2017 – Atualizado em 10/11/2017 – 12:00am
A última plenária realizada pela Diretoria do CRMV/AL, no final de outubro, contou com a presença do deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB), que se colocou à disposição para conhecer as demandas da Medicina Veterinária e da Zootecnia, visando incluí-las como pautas de discussão dentro do parlamento alagoano.
Atenta à oportunidade, a Diretoria do Regional apresentou algumas das questões mais relevantes para as duas áreas, apontando medidas que, embora louváveis, ainda precisam de ajustes para se fazerem eficientes, garantindo o crescimento da Medicina Veterinária e da Zootecnia junto aos setores produtivos do Estado, fortalecendo assim o conceito de saúde única – animal, ambiental e humana.
Entre as demandas abordadas, foi colocada a questão da adequação de novos matadouros do estado, iniciativa considerada importante e positiva mas que, do ponto de vista da Diretoria do Regional, deve ser complementada com reformas nos mercados públicos, tanto no interior quanto na Capital.
“Essa medida é importante para que possamos fechar o ciclo da cadeia produtiva da carne. Não adianta ter uma carne de boa qualidade e os processos de higienização, inspeção e transporte adequados, se o local de comercialização do produto não apresentar as condições necessárias para isso. Se for assim, tudo o que for feito antes, será desfeito nessa etapa. Precisamos de apoio nesse sentido, até mesmo para conscientizar os gestores da importância do veterinário no serviço de inspeção e nas vigilâncias sanitárias dos municípios, para que esse trabalho seja bem feito em todo o Estado”, destacou o presidente do CRMV/AL, Thiago Moraes.
Outra questão também considerada relevante pelo Regional durante a plenária foi o resgate da Emater como efetivo órgão de extensão rural e assistência técnica aos pequenos produtores. Anos atrás, quando foi extinta, a Emater contava com uma grande quantidade de profissionais – veterinários, zootecnistas, agrônomos e técnicos agrícolas – que vivenciavam a mais positiva característica da extensão rural, que é a criação de vínculos com as comunidades. Reativada pelo Governo, a Emater vem atuando com bolsistas contratados por tempo determinado, o que prejudica a criação desses vínculos e o desenvolvimento do trabalho junto aos pequenos produtores.
“Discutimos também a possibilidade de realizarmos parcerias do nosso Regional com o Procon Estadual, órgão no qual o deputado atuou durante muito tempo e com o qual poderá nos ajudar a intermediar esse entendimento, o que será importante para fortalecer as ações de fiscalização que temos realizado”, afirmou Moraes.
O deputado se colocou à disposição para dar encaminhamentos às demandas apresentadas e se comprometeu também a compartilhar informações e debater com o Conselho as propostas de projetos de lei relacionadas às áreas de Medicina Veterinária e Zootecnia que vierem a ser sugeridas ou apresentadas no parlamento estadual, para que ele possa estar munido do conhecimento técnico necessário por ocasião dos debates dessas propostas.
O posicionamento do deputado foi considerado positivo por toda a Diretoria do CRMV/AL, que parabenizou a iniciativa de Rodrigo Cunha em procurar estar atento aos anseios dos diversos segmentos da sociedade e da população em geral.