CRMV/AL participa de audiência pública sobre proteção animal
19 de junho de 2018 – Atualizado em 19/06/2018 – 12:00am
O presidente do CRMV/AL, Thiago Moraes, esteve participando, na Assembleia Legislativa Estadual (ALE), nesta sexta-feira (15), do debate acerca da viabilidade de políticas públicas de proteção aos animais. Na ocasião, o acompanharam a vice-presidente do Conselho, Annelise Nunes, e a conselheira Sônia Lages. O secretário geral, Samy Barros, também esteve presente, representando o Centro de Controle de Zoonoses de Maceió.
A iniciativa, proposta como audiência pública pelo deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB), contou com a participação de representantes da Secretaria de Saúde de Maceió, da Polícia Ambiental e da Comissão de Bem Estar Animal da OAB/AL, além de ONGs que atuam na defesa da causa animal.
Na discussão, foram abordadas questões como controle populacional dos animais, maus tratos e políticas públicas eficientes para a proteção animal. De acordo com Rodrigo Cunha, a ideia foi tratar a questão, que é de saúde pública, e traçar um panorama de como está sendo feito o controle de zoonoses nos municípios alagoanos.
“Não estamos tratando apenas da saúde animal, mas, principalmente, da saúde humana, tendo em vista que muitas doenças decorrem de animais que estão soltos pelas ruas. É necessário um olhar diferenciado do poder público, não apenas a transferência de responsabilidades para Ongs e associações que defendem a causa”, afirmou Cunha.
O presidente Thiago Moraes concordou com o parlamentar – cuja opinião também foi compartilhada pelos demais participantes, especialmente pelos representantes das Ongs e associações de proteção animal – reforçando ser fundamental que todos os atores envolvidos nesse processo trabalhem juntos, em parceria, elaborando estratégias que favoreçam o bem estar animal e, consequentemente, a sociedade como um todo.
“A audiência foi importante para refletirmos sobre isso e sobre a necessidade de construirmos ações ampliadas, pois, além da regulamentação do controle populacional, precisamos de investimentos em educação e saúde e da construção de um hospital público veterinário”, frisou Moraes.
Para a vice-presidente Annelise Nunes, ter a Causa Animal como foco de uma audiência pública foi um passo importante na Defesa do Bem Estar Animal. Ela afirmou ainda que a participação do Regional alagoano junto com os demais órgãos e instituições envolvidos na abordagem do tema mostrou como cada entidade avalia a situação atual e as dificuldades que cada um encontra e enfrenta no seu dia a dia.
“De uma forma geral, ficou claro que a educação, a esterilização dos animais e a Saúde Única são três pontos importantes a serem tratados. A educação baseada sobre a Posse Responsável, com o objetivo de se divulgar a responsabilidade que se tem ao adquirir um animal; a esterilização dos animais, com responsabilidade técnica sobre todos os procedimentos antes e após os procedimentos cirúrgicos; e a Saúde Única com a união intrínseca entre saúde animal, humana e ambiental, onde muitas enfermidades podem ter uma melhor prevenção e tratamento adequado”, reforçou.
Ascom CRMV/AL com informações da Ascom ALE