Comissões técnicas do CRMV/AL finalizam Plano de Contingência voltado à população animal do bairro Pinheiro
25 de março de 2019 – Atualizado em 25/03/2019 – 12:00am
Integrantes das Comissões Técnicas do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas (CRMV/AL) – de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal (CEBEA), de Saúde Pública Veterinária (CRSPV) e de Animais Silvestres e Meio Ambiente (CRASMA) – que se engajaram voluntariamente ao grupo de trabalho coordenado pelas Defesas Civis Estadual e Municipal nas ações do bairro do Pinheiro, acabam de finalizar o Plano de Contingência com ações direcionadas à população animal daquela região.
Há cerca de um ano, o bairro do Pinheiro, em Maceió (AL) vem sendo gravemente afetado por um fenômeno geológico que vem provocando tremores de terra e rachaduras em ruas e imóveis, sem que se tenha descoberto, até agora, as causas dessa situação.
O plano, que será entregue ao CRMV/AL e encaminhado à Defesa Civil Municipal ainda esta semana, tem a finalidade de contemplar não só a integridade e o bem-estar animal, mas também estratégias que atendam às necessidades de saúde pública e meio ambiente decorrentes de situações de desastres ou sob risco iminente, como é o caso do Pinheiro, que costumam causar um grande comprometimento dessas duas áreas. A ideia é integrar o documento ao Plano de Contingência Geral, destacando assim a importância de um planejamento voltado para essas questões.
A iniciativa prevê parcerias com a Universidade Federal de Alagoas e com o Centro Universitário Cesmac, além de clínicas e ONGs de proteção animal, criando uma rede de assistência para atuar qualquer que seja a necessidade no local.
Ascom CRMV/AL