CRMV/AL atua em parceria com a UVZ na chipagem de animais do Pinheiro, Mutange e Bebedouro
3 de maio de 2019 – Atualizado em 03/05/2019 – 12:00am
O Grupo Técnico de Resgate Animal (GTRA) do Conselho Regional de Medicina Veterinária em Alagoas (CRMV/AL) atuará como parceiro na ação de chipagem que a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) realiza neste sábado (04), para os animais domiciliados nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro.
A iniciativa da UVZ tem como objetivo garantir a segurança desses animais e a localização dos donos, caso seja necessário uma evacuação nesses bairros, que se encontram em situação de risco de afundamento. Com o microchip, cada animal será cadastrado com um número, que possibilitará a identificação de seu tutor e seu respectivo endereço, possibilitando que ele seja localizado caso o animal fuja ou fique desnorteado durante uma evacuação de emergência ou desastre nos bairros em questão.
A convite da coordenação do órgão, os integrantes do GTRA – médicos-veterinários e zootecnistas voluntários, articulados pelas Comissões Regionais de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal (CEBEA), de Saúde Pública Veterinária (CRSPV) e de Animais Silvestres e Meio Ambiente (CRASMA) – irão atuar na orientação dos tutores desses animais.
“Estaremos mais uma vez trabalhando junto aos moradores dos bairros ameaçados, mas dessa vez, repassando todas as orientações necessárias com relação aos cuidados adequados para a remoção dos mesmos em caso de evacuação – como a utilização de coleiras e caixas de transporte – e esclarecendo dúvidas sobre o processo de microchipagem”, explica o médico-veterinário Rael Almeida, integrante do GTRA.
A ação acontece neste sábado (04), das 8h às 14h, em dois pontos da região: na sede do 3º Distrito Sanitário, localizado no Pinheiro; e no PAM Bebedouro. Para realizar o procedimento, os tutores devem ser moradores dos bairros afetados e levar RG, CPF e um comprovante de residência.
Ascom CRMV/AL