CRMV-AL movimenta Semana do Médico-Veterinário com homenagens e capacitações
13 de setembro de 2019 – Atualizado em 13/09/2019 – 12:00am
Para comemorar a passagem do Dia do Médico-Veterinário, o CRMV-AL realizou uma programação com atividades diversificadas, não só cumprindo a tradição de homenagear os profissionais alagoanos e pessoas/instituições que promovem a valorização da Medicina Veterinária, mas também investindo na formação continuada dos profissionais do Estado.
Com uma solenidade festiva, o Regional abriu a 18ª edição da Semana Alagoana do Médico-Veterinário, na noite do último dia 09. Marcada pela emoção, a solenidade marcou a reta final da gestão do médico-veterinário Thiago Moraes à frente da autarquia, que preside desde 2013.
“Estamos saindo com a certeza de ter contribuído para valorização e visibilidade da profissão e dos profissionais alagoanos no cenário alagoano e nacional e convictos de que esse trabalho poderá ser ainda mais potencializado na nova gestão, que terá, como ponto forte, a visão feminina da profissão”, afirmou Moraes, referindo-se à presidente eleita, Annelise Nunes, que será a primeira mulher a comandar o Regional.
A primeira homenagem da noite foi feita pelo CRMV-AL em parceria com a Academia Alagoana de Medicina Veterinária (ACAMVET) e a Sociedade de Medicina Veterinária de Alagoas (SOMVEAL), com a entrega do Diploma do Mérito Veterinário a 11 médicos-veterinários do Estado que este ano celebraram 50 anos de profissão. Na oportuinidade, foram agraciados os médicos-veterinários Paulo Bezerra Nunes, Tânia Cabral Santos, Anacleto Oliveira, Mareval Rodrigues de Lima, Eduardo Jorge Purcell, Miriam Guedes Barbosa, José Haldson Tabosa, Maria Emília Lima, Geraldo de Oliveira Guimarães, Mário Lúcio Ferrário de Carvalho e Antístenes Gomes dos Santos.
“Consideramos essa iniciativa um reconhecimento à trajetória desses profissionais, pois muitos ainda se dedicam até os dias de hoje à profissão”, ressaltou o presidente da ACAMVET, Afrânio Menezes.
Outro ponto alto da solenidade foi a entrega do Prêmio Médico-Veterinário Abelardo Teixeira Moura. Este ano, foram agraciados com a homenagem o médico-veterinário William Araújo – atual vice-presidente da Sociedade de Medicina Veterinária de Alagoas – que recebeu a premiação das mãos do diretor-orador da ACAMVET, Dr. Jailton Balbino – e o promotor público Alberto Fonseca – integrante, no Ministério Público Estadual, da Promotoria de Meio Ambiente, e coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Baixo São Francisco – que recebeu a homenagem do médico-veterinário André Sandes Moura, filho do profissional que dá nome à premiação.
“Me sinto honrado em ser agraciado com um prêmio tão importante para toda a nossa categoria e que leva o nome de um amigo e profissional exemplar”, disse, emocionado, o Dr. William Araújo. “O Ministério Público tem uma parceria muito produtiva com o Conselho de Veterinária de Alagoas e tenho certeza que teremos muito a compartilhar nas ações de defesa dos animais e do meio ambiente”, frisou o Dr. Alberto Fonseca.
Para encerrar a solenidade, foi feita a terceira homenagem da noite, esta, ao médico-veterinário Cícero Ferreira de Oliveira, que, com sua trajetória e trabalho desenvolvido como responsável técnico no Rancho Vale Rico – referência na criação da raça de equídeos Quarto de Milha – vem alcançando reconhecimento na área não só em Alagoas, mas também nos Estados de Pernambuco, Ceará e Sergipe. Ao Dr. Cícero, o médico-veterinário e professor Haldson Tabosa entregou o Prêmio Destaque da Medicina Veterinária 2019.
“Sou agricultor e ver de perto o sofrimento de grandes animais – cavalos e jumentos – me fez prometer à minha mãe, quando criança, que eu iria ajudar a reduzir a dor dessa espécie, que tanto contribui para o desenvolvimento do homem na terra. E hoje estou aqui, reconhecido por esse trabalho. Me sinto muito grato com esse prêmio e quero dizer que faria tudo igual, se tivesse que recomeçar”, afirmou o Dr. Cícero, emocionado com a homenagem.
EDUCAÇÃO PERMANENTE
Na segunda atividade da XVIII Semana do Médico-Veterinário, o médico-veterinário Andreey Teles, da Paraíba, ministrou, no dia 10, no auditório do CRMV-AL, o curso “Responsável Técnico de Biotério: normas e legislação”, reforçando os conhecimentos dos profissionais alagoanos nessa área.
E como último evento da programação da Semana dedicada ao profissional, o CRMV-AL promove, nesta sexta-feira (13) uma série de palestras sobre a Medicina Veterinária do Coletivo, com alguns dos maiores especialistas do assunto no país – Rita de Cássia Garcia (PR), Ana Liz Bastos (MG), Néstor Calderón (MG) e Daniel Brandespin (PE).
Esta atividade final se propõe a preparar ainda mais os profissionais alagoanos para situações de desastres, ou seja, será mais uma boa oportunidade de capacitação para que possam atuar com conhecimento e propriedade, caso se concretize a situação prevista para os bairros do Pinheiro, Bebedouro e Mutange, que estão sob risco de afundamento, ou outras situações já vivenciadas no Estado, como grandes enchentes – no resgate e tratamento animal, além da prevenção de zoonoses e recuperação da fauna local.
O CRMV-AL ressalta como destaque nesta semana de comemoração, o recebimento de inúmeros vídeos de cumprimentos aos médicos-veterinários alagoanos – a exemplo do que foi enviado pelo governador do Estado, Renan Filho – pela passagem do dia 09 de setembro, dedicado à categoria. Os vídeos estão sendo publicados nas redes sociais do Conselho.
Confira as galerias dos eventos da XVIII Semana Alagoana do Médico-Veterinário aqui.
Ascom CRMV-AL