Médicos-Veterinários, personalidades e instituições são homenageados pela OAB-AL
7 de outubro de 2019 – Atualizado em 07/10/2019 – 12:00am
O Conselho de Medicina Veterinária de Alagoas (CRMV-AL) esteve muito bem representado, na última sexta-feira (04/09), na entrega do Prêmio Sérvio Túlio Marinho de Proteção Animal. Concedido pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Alagoas (OAB/AL), através da Comissão de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, a premiação fez uma homenagem a 12 personalidades e projetos que contribuíram para a causa animal no estado.
O zootecnista e secretário-geral do Conselho, Samy Barros Ibrahim, recebeu a honraria representando a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ, antigo CCZ) de Maceió, onde atua como coordenador geral. Para ele, a conquista desse prêmio é um reconhecimento do árduo trabalho que vem sendo desenvolvido dentro da UVZ e tem grande importância principalmente porque foi concedido pelo órgão que, historicamente, fiscaliza os centros de zoonoses em todo o país.
“Receber um prêmio do maior fiscalizador da área é pra gente o reconhecimento de todo o trabalho que está sendo trilhado, que não é de hoje. São muitos obstáculos e dificuldades pelo caminho, mas sem dúvida, estamos trilhando o caminho certo, junto aos parceiros e principalmente junto à sociedade, no sentido de conscientizar para a necessidade de proteção e bem-estar dos animais”, destacou.
Outro membro do Conselho a receber homenagem foi o presidente da Comissão Regional de Animais Selvagens e Meio Ambiente, médico-veterinário Isaac Albuquerque, que recebeu o Certificado de Colaborador Amigo, por sua atuação permanente na defesa da causa animal como profissional e responsável técnico do Zoológico Pet Silvestre.
“Uma homenagem desta, em tempo de incertezas ambientais, é o combustível para continuar, é o reconhecimento de 20 anos dedicados a nossa fauna e principalmente, a certeza que o caminho escolhido, dentro da lei e da ética, me trouxeram até aqui. Agradeço à Comissão de Bem Estar Animal da OAB-AL pela linda homenagem e reafirmo aqui meu compromisso e minha disponibilidade”, afirmou Albuquerque.
A mesma homenagem – de entrega do Certificado de Colaborador Amigo – também foi feita ao médico-veterinário Rael Almeida, membro da Comissão Regional de Saúde Pública Veterinária, num reconhecimento ao trabalho que ele vem desenvolvendo à frente da coordenação do Grupo Técnico de Resgate Animal do CRMV-AL, que tem se destacado na definição de estratégias e capacitação de profissionais para a defesa e resgate animal e assistência aos animais e à população em situações de desastre.
“Hoje foi um dia muito especial com esse reconhecimento pela OAB/AL, através da Comissão de Bem Estar Animal, a quem agradeço nas pessoas das doutoras Rosana Jambo e Adriana Alves. Ser agraciado com esse Certificado, durante a entrega do prêmio Sérvio Túlio Marinho 2019 foi um grande incentivo para seguir em frente na luta contra os maus tratos aos animais”, frisou Almeida.
Entre os 12 nomes selecionados – de pessoas e instituições – para receber o Prêmio Sérvio Túlio Marinho, num reconhecimento aos serviços prestados à causa animal, também estavam Evellyne Hildegard, médica veterinária que trabalha com políticas públicas voltadas para o controle de zoonoses, e Pierre Barnabé, professor do curso de Medicina Veterinária da Ufal e coordenador do grupo de pesquisa e extensão em equídeos. Barnabé também recebeu a menção honrosa do Instituto Guilherme Brandão por seu trabalho com os carroceiros do Vale do Reginaldo, que tem o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos donos de carroças e seus animais.
Durante a premiação – conduzida pelo presidente da OAB/AL, Nivaldo Barbosa Júnior, e pela presidente da Comissão, Rosana Jambo – também foram homenageados o grupo Pata Amada, o deputado estadual Davi Maia (presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa), o Plano de Ação do Mutum, o Projeto Acolher, o zoológico Pet Silvestre, o grupo Vida Animal (G-Van), a Equipe Dog e Cat , o Projeto Animal Feliz e o delegado Leonam Pinheiro Rodrigues. Além disso, 31 outros nomes receberam o certificado de “Colaborador Amigo” da Comissão.
“Tivemos nesta premiação grandes personalidades que trabalham com preservação e promoção de bem-estar animal em Alagoas, em busca de melhoria de vida tanto para os animais, quanto para as pessoas. Me sinto muito honrada em poder, através de todos os membros da comissão, promover essa premiação para que esse reconhecimento seja eternizado. Trabalhar com a causa animal não é fácil, mas com vocês, tenho certeza que é possível”, expôs Rosana.
A solenidade contou também com homenagens a Pedro Nardelli, ambientalista responsável pela preservação do pássaro símbolo do estado, o Mutum de Alagoas, e a Ismar Malta Gatto, responsável pela criação do NEAFA e pela sugestão do nome do prêmio – Sérvio Túlio Marinho – que foi procurador advogado, ambientalista e procurador do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA). Sérvio foi o primeiro advogado a pensar em proteção animal e ambiental em Alagoas e dedicou a vida às causas animais.
Assessoria de Comunicação do CRMV-AL, com informações da Ascom OAB-AL e da Ascom SMS.